Cidadeverde.com

Ônibus Lilás percorre mais 4 diferentes cidades piauienses

Imprimir

A Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí vai realizar ações do Ônibus Lilás durante todo o mês de julho, que é denominado o mês da “Ciranda das Pretas: memória e ancestralidade para a reconstrução do bem viver”. A ação disponibiliza atendimento psicossocial, palestra de enfrentamento à violência doméstica e serviços como emissão de RG, atendimento médico, dentre outros.

Os primeiros municípios contemplados serão Ilha Grande, na comunidade Labino, Murici dos Portelas, na comunidade Paud’agua, Caraúbas, na comunidade Atlântic Club, e Cocal dos Alves. As ações acontecerão a partir das 8h no período de 10 a 13 de julho.

O Ônibus Lilás tem como objetivo sensibilizar mulheres e homens para o comprometimento do enfrentamento à violência doméstica. As ações realizadas através do veículo, já beneficiaram mais de 10.500 mulheres em 70 municípios do estado, nos últimos dois anos.

Nesta rota, serão priorizadas comunidades rurais, quilombolas, indígenas para que à violência contra a mulher negra seja erradicada e as políticas de assistência sejam dialogadas nestas comunidades para que possa existir o rompimento da violência.

Considerado o mês de celebração da luta e resistência da mulher negra, devido ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, que acontece no dia 25 de julho, este mês conta com todas as atividades e ações voltadas para esta temática.

“Ciranda das Pretas”

O mês de julho é marcado como o “Julho das Pretas”, dedicado a promover ações e estimular a reflexão sobre o racismo e o machismo enfrentados pelas mulheres negras em todo o mundo e também para mostrar como elas são importantes para a sociedade. O Governo articula ação junto a sociedade civil, através do “Ciranda das Pretas: memória e ancestralidade para a reconstrução do bem viver”.

O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha evidencia toda a luta pela igualdade de gênero e emancipação das mulheres negras. A data foi reconhecida em 1992, no 1° Encontro de Mulheres Negras Latinas e Caribenhas, realizado na República Dominicana. No Brasil, a data foi estabelecida pela Lei nº 12.987/2014, como o Dia Nacional de Tereza de Benguela, líder quilombola, símbolo de resistência e representatividade da mulher negra e indígena no País.

 Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais