Cidadeverde.com

Caminhões da Mamografia já realizaram quase 10 mil exames no Piauí

Imprimir

 Foto: Ascom/Sesapi

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) realizou um total de 9.688 mamografias em pouco mais de um mês, por meio de seis caminhões adaptados que já percorreram 39 cidades piauienses neste período. A meta é que os Caminhões da Mamografia percorram todos os municípios do estado e efetuem 125 mil exames. 

A iniciativa é executada pela Diretoria de Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (Ducara) da Sesapi com recursos oriundos de emenda parlamentar do senador Marcelo Castro. O público alvo da ação são mulheres com idade entre 40 a 69 anos, que devem agendar o serviço nos municípios onde moram. 

“A mamografia é muito importante para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Os exames são agendados através da atenção básica e as pacientes receberão a data e horário previsto para realizar esse exame no seu município, próximo a sua casa", explica Rodrigo Martins, diretor da Ducara. 

Cada um dos caminhões tem capacidade de realizar 80 mamografias por dia, o que representa um total de 480 exames diários. Um desses veículos encontra-se atualmente no município de Pedro II, onde deve permanecer por cerca de três semanas para a realização de 1.560 procedimentos.

A ação busca cobrir vazios assistenciais identificados pelas equipes técnicas da Sesapi, ajudando a fortalecer a atenção básica voltada para a população feminina dentro do estado, além de contribuir com a descentralização dos serviços. 

“Pedimos o apoio da população para que busquem por esse serviço através de suas secretarias municipais, uma vez que é um exame muito importante para o diagnóstico precoce de um problema de saúde mais grave”, destaca Dirceu Campelo, superintendente de média e alta complexidade da Sesapi.
 
Assim que os exames tiverem sido realizados e os resultados disponíveis, os mesmos serão encaminhados às secretarias municipais, para que os médicos dos municípios façam o encaminhamento adequado de cada paciente que teve acesso às mamografias.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais