Cidadeverde.com

Ópera da Serra da Capivara retorna com espetáculos e show de Zeca Baleiro

Imprimir

Fotos: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Aconteceu na manhã desta terça-feira (11) o lançamento da 5ª edição da Ópera da Serra da Capivara no Palácio de Karnak. O ato contou com a presença do governador Rafael Fonteles (PT) e do secretário Carlos Anchieta e promete espetáculos grandiosos, reunindo talentos locais e nacionais para celebrar a cultura piauiense. Entre as atrações esperadas estão shows de Zeca Baleiro, Lia Sophia e Felipe Cordeiro. 

Nesta edição, o evento ainda apresentará o tema “Carmen do Sertão”, será uma leitura popular da ópera Carmen, do compositor francês Georges Bizet. Segundo a diretora-geral Sádia Castro, a proposta do espetáculo pretende celebrar a mulher nordestina, símbolo da liberdade e da autonomia feminina frente às dificuldades impostas pela vida e pelo universo de predominância masculina. 

O enredo irá destacar os dilemas vividos por diferentes perfis de mulheres, trazendo características presentes como força, coragem e beleza.

A gestora também demonstrou a expectativa pela movimentação na economia e estruturação para o município que o evento trará. 

“A Ópera tem como objetivo principal fortalecer a economia com base no entretimento e na cultural. Então, percebemos muita coisa com base nisso. Vemos o aeroporto oferecendo voos regulares, chegou também estrada para para a comunidade do Mocó, que era aguardada há muito tempo, não foi só por causa da ópera, mas, ela foi um fator, foi um argumento importante. A gente acredita que a Ópera como produto é um sucesso”, destacou. 

O Ato Carmen do Sertão será apresentado durante uma hora e meia pelos artistas Helena dos Andes, Maria Joaquina, Raissa Fayet e Alê Palma e os grupos Ares, Redemoinho de Dança (Escola Lenir Argento), Cia Aire Flamenco, Ave Lola e Rosa Armorial.

As apresentações vão ocorrer entre os dias dias 27, 28 e 29 de julho. 

O governador destacou a realização de eventos como o Piauí Pop, o Festival de Inverno de Pedro II e a própria Opera da Serra da Capivara como eventos que conjugam o entretenimento com arte, cultura, fomento ao turismo e empreendedorismo. Segundo ele, são movimentações que terão o apoio do governo, pois os recursos retornam aos cofres públicos como benefício ao próprio estado. 

“É realmente contagiante com esse evento que carrega o nome da nossa Serra da Capivara e leva o nosso Piauí da melhor forma possível para o mundo inteiro. Como disseram aqui, já está tudo lotado lá, então, temos caprichar mais ainda em termos de hospedagem nos próximos anos. A Serra da Capivara é mais admirada lá fora do que aqui, ainda não temos a noção da importância que temos ali. A cada ano eu quero que a Ópera seja maior do que o ano anterior”, declarou. 

O governador ainda destacou a importância de realizar todo o evento de maneira sustentável, preservando o patrimônio do Piauí. “Temos que entender que o ser humano também faz parte do meio ambiente e esse é uma conta que uma hora teremos que pagar”, acrescentou. 

PROGRAMAÇÃO NA CIDADE 

Além da ópera em si, o evento terá outras atividades na Praça do Abrigo. Dos dias 17 a 23, haverá oficinas e feiras. Nos dias 24 e 25, será a vez dos shows musicais de Giu Negreiros, Renata Rosa, Daniela Cazuza, As Fulô do Sertão e Gil Preto. 

“Vamos levar muitos recursos para as cidades, então, toda a equipe da Ópera vai estar ministrando oficinas de como fazer um projeto e teremos cursos de como combater incêndios e primeiros socorros”, declarou. 

 

Paula Sampaio 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais