Cidadeverde.com

Delegação do Piauí pode ficar de fora o Norte-Nordeste sub18 por falta de transporte

Imprimir

Foto: Ascom

 

O Troféu Norte-Nordeste de atletismo sub18 acontece neste final de semana – dias 15 e 16, em Natal (RN). O Piauí tem 36 atletas convocados para essa competição de base. Porém essa semana, a federação e clubes piauienses foram informados que o pedido de solicitação de transporte feito para a Secretária de Esportes foi negado. Após a notícia, os técnicos estão buscando apoio privado para não perder a competição. 

“Eu fiz o pedido junto a Secretária de Esportes há cerca de dois meses. Infelizmente, no final da última semana eles negaram nossa solicitação afirmando que a demanda de pedidos foi muito alta no semestre e que só poderão dar esse apoio com liberação de ônibus ou minivans no segundo semestre. Os clubes estão fazendo o esforço para tentar levar individualmente seus atletas, nos federação não temos o valor, pois só o orçamento do ônibus é 15 mil reais. orçamento por atleta que fizemos após a recusa da Secretária é de 770 reais”, explicou Jozimar Venção, presidente da Federação Piauiense de Atletismo. 

Atráves das redes sociais, teve atleta piauiense, caso de Maria Eduarda, do lançamento de dardo que desabafou e chegou a chorar. A atleta também pediu ajuda para conseguir custear a sua participação. "Só eu sei o esforço que fiz treiando todos os dias em um campo tarde da noite para poder me classificar e agora em cima da hora ficar de fora".

 

Competições a nível regional são fundamentais para lapidar novos talentos do estado e também para que eles possam pleitear benefícios do esporte como o Bolsa Atleta.

“Nós temos a melhor safra de muitos anos dentro dessa categoria. Dos 36 atletas, todos, tem chances reais de medalhar e estão muito dedicados a essa competição e ao brasileiro da modalidade. Além do fato, que essa competição é importante para que eles possam pleitear o bolsa atleta 2024”, acrescentou Jozimar. 

Além dos 36 atletas, seis técnicos do estado também foram convocados para a competição. Totalizando, 44 pessoas, todos eles precisam apenas do transporte, já que a parte de alojamento é responsabilidade da federação que recebe a competição e a alimentação será custeada pelos clubes e próprios atletas. 

“Eu tenho sete atletas convocados, mas se ficar assim eu só vou conseguir ter quatro na competição e fazendo um esforço pessoal, tirando do meu bolso para ajudar. Vou no meu carro e levarei quatro atletas que é o que dá, infelizmente”, afirmou o técnico Alberto Sobrinho. 

O Troféu Norte-Nordeste de Atletismo acontece nos dias 15 e 16 em Natal (RN). 

Em contato com a assessoria da Secretária de Esportes, eles informaram que outros pedidos da federação de atletismo foram atendidos esse ano e que a demanda dos últimos meses dificultou para que essa solicitação fosse liberada. Leia nota: 

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria dos Esportes do Piauí vem a público esclarecer questões a respeito da manifestação de atletas em redes sociais quanto ao apoio à categoria.

A SECEPI vem apoiando a Associação e a Federação de Atletismo de diversas formas, inclusive proporcionando o deslocamento das equipes para campeonatos.

Somente nesses últimos dois meses, a Secretaria disponibilizou ônibus para a Associação de Promoção da Cidadania e Desenvolvimento Social – ACIS levar 28 atletas e equipe técnica para o Campeonato Cearense Loteria Caixa, ocorrido de 4 a 8 de maio. Bem como, um ônibus para a Federação Piauiense de Atletismo que levou atletas e equipe técnica para o XLVII Troféu Norte/Nordeste Loteria Caixa de atletismo adulto que aconteceu no período de 1 a 4 de junho em Recife/PE. Dessa vez não foi possível pela necessidade de contemplar também outros atletas Piauienses.

Outras mais de 20 entidades, entre associações, federações e times foram integralmente atendidas em suas solicitações de apoio e patrocínio em 2023.

A Secretaria entende a necessidade constante de apoio ao esporte e neste sentido está trabalhando a Lei que criou o Sistema de Incentivo Estadual ao Esporte do Piauí – Siespi e o Fundo de Incentivo ao Esporte do Piauí – Fundesporte. Bem como, a Lei do novo Bolsa Atleta Piauí, com aumento do número e do valor de bolsas para os beneficiados e da inclusão de grávidas e puérperas. A previsão de investimento é de mais de R$ 6 milhões ao esporte piauiense.

A equipe da Secretaria dos Esportes está sempre à disposição para quaisquer esclarecimento

 


Pâmella Maranhão 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais