Cidadeverde.com

Faltando 13 dias para a estreia na Copa, confira curiosidades sobre a Seleção

Imprimir

Faltam apenas nove dias para o início da Copa do Mundo FIFA Feminina Austrália Nova Zelândia 2023, e o site da CBF separou 5 curiosidades sobre a Seleção Feminina para você não ficar de fora!

Créditos: Thais Magalhães/CBF

1.   A artilheira da Canarinho

A artilharia da Canarinho não poderia ter outra dona além dela: Marta. Ao todo, foram 122 gols, duas medalhas de prata nas Olimpíadas (2004 e 2008), um vice-campeonato na Copa do Mundo na China (2007) e duas medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos (2003 e 2007). 

Além disso, a Rainha já participou de cinco Copas do Mundo (2003, 2007, 2011, 2015 e 2019), marcando em todas as edições.

Neste Mundial, ela pode se tornar a primeira jogadora a marcar em seis edições de Copa do Mundo, mas terá a concorrência da canadense Christine Sinclair, que também buscará essa marca.

2.   As novatas também jogam 

O posto de caçula da Seleção Brasileira nesta Copa é ocupado por Aline. A craque da Ferroviária chegou à Austrália com 17 anos, mas comemorou seu aniversário de 18 no dia 7 de julho na Austrália. Aline foi convocada para defender a Seleção principal pela primeira vez em 2023, mesmo ano em que faz sua estreia em Copas do Mundo.

A jogadora mais nova convocada para o Mundial é a coreana Casey Phair. A atacante completou 16 anos no dia 29 de junho. Caso participe de uma das duas primeiras partidas da Coreia na fase de grupos, ela se tornará a atleta mais jovem a disputar o torneio.

3.   Experientes na Copa

Formiga, foi a jogadora mais velha a disputar uma Copa do Mundo Feminina. A meio-campista tinha 41 anos e 112 dias quando disputou as oitavas de final da Copa da França, em 2019, contra as anfitriãs.

Em 2023, o posto de atleta mais velha fica com a nigeriana Onome Ebi, de 40 anos. A zagueira pode se tornar a primeira jogadora africana a disputar seis Copas do Mundo, tanto na categoria feminina, quanto na masculina. Nesta Copa, a jogadora mais experiente da Seleção Brasileira é a Marta. 

4.   #PelaPrimeiraEstrela

A Seleção Feminina participou de todas as Copas do Mundo desde o primeiro torneio realizado, em 1991. O melhor resultado alcançado até agora foi o vice-campeonato em 2007, quando a Seleção foi superada pela Alemanha.

Em 2023, a equipe chega à Austrália buscando a conquista da primeira estrela.

5.   Ranking FIFA

A Seleção Feminina tem conquistado progresso significativo no cenário internacional. Na atualização de junho deste ano, o Brasil aparece na 8ª posição com 1.995,30 pontos.

Na publicação anterior, a Canarinho estava na 9º colocação, com 1.972,99 pontos. Na Data FIFA de abril, o empate diante da Inglaterra (4º), em 1 a 1, na Finalíssima Feminina, e vitória sobre a Alemanha (2º) por 2 a 1, foram determinantes para a evolução no quadro geral.

O ranking da FIFA é liderado pelos Estados Unidos, atuais campeãs mundiais, seguidas da Alemanha, Suécia, Inglaterra, França, Espanha, Canadá e Brasil.

13 dias para a estreia

A estreia da Seleção Feminina na Copa do Mundo FIFA 2023 será no dia 24 de julho diante do Panamá, em Adelaide (AUS). Na sequência, enfrenta a França, no dia 29, em Brisbane (AUS). A equipe fecha a participação na primeira fase, no dia 2 de agosto, contra a Jamaica, em Melbourne (AUS).

Fonte: CBF

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais