Cidadeverde.com

Angical: quase 300 mulheres são atendidas com a Carreta da Mamografia

Imprimir

A Prefeitura de Angical, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), realizou um total de quase 300 exames de mamografias e 94 citologias, entre os dias oito (8) a 11 de julho, através do Caminhão da Mamografia. Os exames garantem às pacientes a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.

O público-alvo da ação são mulheres de 40 a 69 anos de idade completos. Em Angical, foram realizados agendamentos com pacientes da zona rural e urbana, por busca ativa dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

A regulação dos pacientes foi realizada pelo Sistema de Regulação do Estado (HIDRA), que acompanhará os resultados dos exames que serão encaminhados à secretaria municipal dentro do prazo de 45 dias. Em caso de suspeita de alguma lesão, a paciente será encaminhada pelas equipes médicas para acompanhamento e tratamentos com especialistas.

De acordo com o secretário de saúde Juan Victor, “é importante destacar a necessidade da realização do exame de mamografia, para identificar qualquer anormalidade, tendo em vista que no município grande parte das mulheres realizaram este exame pela primeira vez.”

A Carreta da Mamografia é uma iniciativa do Governo do Estado com recursos oriundos de emendar parlamentar do senador Marcelo Castro.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais