Cidadeverde.com

Em uma semana, Hospital Getúlio Vargas realiza 12 transplantes de órgãos

Imprimir

Foto: Ascom / Sesapi

No prazo de uma semana, o Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou quatro captações de múltiplos órgãos. O trabalho da equipe possibilitou a realização de 12 transplantes para pacientes no Piauí e em outros estados através da Central de Transplante Nacional (CNT).

De acordo com Ronaldo José, coordenador do centro cirúrgico do HGV, foram captados um total de oito rins, seis córneas e três fígados pela equipe de captação de órgãos do HGV, única unidade de saúde capacitada para o serviço.

"Seis pacientes receberam os rins no próprio HGV, pois foram os únicos compatíveis. Os outros dois rins foram enviados para o Ceará. As córneas beneficiaram seis pacientes e os fígados foram ofertados para CTN", explicou o profissional.

Para Nirvania Carvalho, diretora-geral do HGV, as doações são fundamentais para proporcionar qualidade de vida às pessoas que aguardavam por um transplante. “É sempre um ato de amor e compaixão que pode transformar muitas vidas”, frisa.

Na avaliação de Dirceu Campelo, superintendente de média e alta complexidade da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), o serviço de captação e transplante de órgãos pelo HGV tem se mostrado fundamental para piauienses e pacientes de outros estados.

"O HGV tem se destacado na captação e transplante de órgãos. O trabalho da nossa equipe tem viabilizado vários transplantes. Estamos comprometidos em oferecer esperança e qualidade de vida por meio desse serviço essencial", garante o gestor.

O transplante é um procedimento cirúrgico em que um órgão ou tecido doente é substituído por um saudável. Para se tornar um doador, é preciso informar esse desejo aos familiares. Após o falecimento, a família do paciente é responsável por decidir sobre a doação.

A equipe de captação do HGV possui três cirurgiões captadores de múltiplos órgãos, seis enfermeiros perfusionistas de órgãos para transplante, atuando 24 horas.

 

Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais