Cidadeverde.com

Faixa de ônibus será liberada e avenida principal do Dirceu terá 240 vagas de estacionamento

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

A faixa exclusiva de ônibus na Avenida José Francisco de Almeida Neto, conhecida como avenida principal do Dirceu, na zona Sudeste de Teresina, será liberada para o tráfego de veículos em geral. A mudança foi anunciada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) e inclui ainda a permissão para estacionamento. Segundo o gestor da pasta, Bruno Pessoa, serão criadas 240 vagas na via e mais 640 nas ruas paralelas. 

"Vamos retirar a faixa exclusiva de ônibus, iremos implementar cerca de 240 vagas de estacionamento na avenida principal. É bom salientar que nos quarteirões onde os ônibus fazem o embarque e desembarque, não será permitido o estacionamento, para melhorar a segurança e fluidez no trânsito", disse o superintendente Bruno Pessoa. 

As mudanças no trânsito ainda estão sendo implementadas e devem durar 15 dias. 

“Já foi autorizada as mudanças, então a empresa já está iniciando a execução e deve durar em torno de 15 dias. Vamos fazer a implementação de uma sinalização nova, tirar a faixa exclusiva de ônibus e permitir o estacionamento em alguns trechos. Fizemos um estudo e vai ser permitido isso nos trechos onde entendemos que não vai interromper a fluidez do trânsito para o usuário e para os ônibus”, explica Pessoa.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Vias que são paralelas à avenida principal também terão mudanças, além da regulamentação de 640 novas vagas de estacionamento.

“Também vamos mudar a sinalização no entorno, pois algumas ruas são de mão dupla e vão passar a ser mão única. Vamos ter ruas paralelas alternadas com sentidos opostos para poder melhorar a fluidez”, informou.

No ano de 2017,  a Prefeitura de Teresina implementou os corredores exclusivos de ônibus, o que gerou muitas reclamações por parte dos comerciantes que afirmam que tiveram mais de 50% em prejuízos financeiros, já que os clientes não podem estacionar na avenida e tinham dificuldades para encontrar um local adequado para colocar os veículos. Em 2019, os comerciantes chegaram a fazer uma manifestação para a liberação do estacionamento.

Bruno Pessoa afirmou que se reuniu com os comerciantes antes de realizar a mudança. “Desde que eu assumi tenho conversado com eles, pois queriam liberar o estacionamento, mas expliquei que precisava ser feito um planejamento e agora nós estamos liberando em alguns trechos”, informou o superintendente. 

Sobre a Avenida Joaquim Nelson, a liberação no estacionamento ainda não está prevista. “Ainda estamos em planejamento, mas por enquanto será apenas na avenida principal, mas na Joaquim Nelson também ocorrerá uma revitalização na sinalização”, disse Bruno Pessoa. 

 

Bárbara Rodrigues e Graciane Araújo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais