Cidadeverde.com

Delegados se reúnem e montam estratégia para combater homicídios em Teresina

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Representantes das forças de segurança pública do Piauí se reuniram na manhã desta terça-feira (18) na sede do Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) para discutir o aumento no número de homicídios. Somente nas últimas 24 horas, foram contabilizados sete assassinatos na grande Teresina. 

Para o superintendente de Operações Integradas da Secretaria de Segurança, delegado Matheus Zanatta, os homicídios registrados nas últimas horas são pontuais. "Nós vínhamos de um momento de decréscimo no número de crimes de homicídios no Estado. Esse aumento registrado nas últimas 24 horas é pontual. Vamos alinhar as diretrizes e reforçar as ações", explicou Zanatta. 

Sobre o objetivo da reunião, Matheus Zanatta disse que será um momento de avaliação e alinhamento de ações. "Estamos aqui para planejar os próximos dias, com o intuito de diminuir esse índice de homicídios",  disse o superintendente da SSP-PI. 

A estratégia da Secretaria de Segurança Pública é investir no policiamento ostensivo. 

"Vamos fazer um plano operacional para começar a agir. Vamos aumentar o policiamento ostensivo e investir no policiamento aéreo nas áreas com maior índice de homicídios aqui na cidade se Teresina", exemplificou Zanatta.

Participaram da reunião representantes do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco); Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP); da Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança; da Polícia Militar do Piauí, da Gerência de Polícia Especializada; e Polinter.

Após a reunião, o delegado- geral, Luccy Keyko, falou os pontos que foram discutidos. Sem detalhar as ações, o delegado afirmou que as outras forças de Segurança foram chamadas a colaborar com o trabalho da Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP).

"Discutimos como as outras unidades podem auxiliar na redução de mortes em Teresina. Temos uma meta de redução de homicídios muito ousada e toda vez que acontece um ponto fora da curva, como aconteceu ontem, nos reunimos", afirmou Luccy Keyko.

O delegado-geral negou que haja relação entre os sete homicídios ocorridos nas últimas 24 horas. "Foi bom nos reunimos porque pudemos bater as informações sobre as investigações e sabemos que os crimes não estão relacionados. Talvez haja uma relação nos crimes ocorridos na zona Sul, mais ainda estamos investigando mais a fundo", disse o delegado geral.

Durante a reunião também foi discutida a necessidade de se elucidar os crimes mais rápido. "Muitas vezes esses criminosos estão envolvidos em mais de uma investigação e em mais de uma ilicitude. O mesmo homicida está envolvido no tráfico de drogas e no roubo de carros. Então se conseguirmos fechar o inquérito já tiramos essa pessoa de circulação e vamos reduzindo a criminalidade e evitando mais mortes pelas mesmas motivações", explicou Luccy Keyko.

Sem dar detalhes, o delegado geral afirmou que o DHPP já tem suspeitos para alguns dos crimes ocorridos desde ontem. E conforme as investigações avancem eles serão chamados a depor ou terão mandado de prisão expedido.

Segurança vai reforçar combate a facções no litoral


O delegado-geral, Luccy Keyko, afirmou que seguirá para o litoral nos próximos dias, junto com homens da Depre e da Feisp para reforçar a delegacia de combate a facções no litoral do estado. A determinação teria partido do secretário de Segurança, Chico Lucas.

 

Adriana Magalhães
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais