Cidadeverde.com

Caminhão da Mamografia da Sesapi inicia atendimentos em Queimada Nova

Imprimir

O Caminhão da Mamografia, do Governo do Piauí, inicou nesta terça-feira (18) os atendimentos em Queimada Nova. Estão sendo beneficiadas mulheres de 40 a 69 anos. O veículo permanecerá no município até o dia 23 de julho. 

“Chamamos essas mulheres para que procurem à assistência primária de seu município, para que seja encaminhada para fazer o exame no veículo adaptado disponibilizado pela Sesapi. Em Queimada Nova, o caminhão ficará por cinco dias”, destaca o diretor de Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria da Sesapi, Rodrigo Martins. 

Desde a implantação, no mês de maio, o serviço de caminhões adaptados para mamografias da Sesapi já realizou 25.355 exames em 73 cidades piauienses. Ao todo são seis veículos que passarão pelos 224 municípios do estado. Cada um dos caminhões tem capacidade de realizar 80 mamografias por dia, o que representa um total de 480 exames diários.

“A mamografia é muito importante para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. E ter esse serviço próximo de casa é extremamente importante, e esse foi o objetivo de implantar esse projeto: levar saúde de ponta para mais perto do povo”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz. 

Para ter acesso ao serviço é preciso procurar a atenção básica do município para que a paciente seja cadastrada nos atendimentos. 

“A ação busca cobrir vazios assistenciais identificados pelas equipes técnicas da Sesapi, ajudando a fortalecer a atenção básica voltada para a população feminina dentro do estado, além de contribuir com a descentralização dos serviços”, ressalta o superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.

Da Redação

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais