Cidadeverde.com

Diabetes pode desencadear doenças cardiovasculares; entenda mais

Imprimir

 

Foto: Pixabay



A diabetes é uma doença congênita ou adquirida que é caracterizada pela alta concentração de glicose no sangue. No Brasil, cerca de 12,3 milhões de pessoas sofrem com a enfermidade que pode ter como sintomas, vista embaçada, sede em excesso, entre outras manifestações. Se não tratada adequadamente, a doença pode desencadear manifestações graves, afetando diversos órgãos do corpo, como o coração.  

De acordo com a endocrinologista Aline Ximenes, pessoas diabéticas estão mais propícias  ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares pelo acúmulo de glicose na corrente sanguínea ocasionado pela diabetes.

“Isso acaba instigando o agravamento de doenças relacionadas ao coração e o seus vasos. Pacientes com diabetes tipo 2, por exemplo, têm cerca de duas a quatro vezes mais chances de desenvolver doença coronariana (infarto) e acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico, e esse risco pode aumentar a depender do tempo de diagnóstico, controle da doença e presença de complicações ou outras comorbidades associadas”, pontua a profissional.

Quando não desenvolvidas por consequência da diabetes, as doenças cardiovasculares se relacionam com a síndrome nas condições semelhantes para o seu surgimento.

“A falta de atividade física atrelado a uma má alimentação são fatores importantes para o aparecimento das enfermidades. Esses hábitos também podem contribuir para a piora no quadro das doenças. Por causa disso, é percebido que há cada vez casos de pessoas com as duas doenças”, discorre a especialista.

Dados do Ministério da Saúde mostram que cerca de 30% da população brasileira com mais de 60 anos convive com o diabetes e alguma doença cardiovascular como a hipertensão. “A combinação das enfermidades aumenta a possibilidade de episódios de AVC e infarto, já que as doenças separadas são as principais causadoras desse tipo de emergência”, conta Aline.


CUIDADOS

Para a endocrinologista, a redução destes riscos, é fundamental que os portadores da diabetes tenham um bom acompanhamento multidisciplinar, que envolve o endocrinologista, oftalmologista - para o rastreio de retinopatia - e nutricionista; e muitas vezes será necessário também acompanhar com cardiologista e nefrologista.

“Comorbidades como hipertensão arterial sistêmica, colesterol elevado e alteração renal, devem ser bem acompanhadas e tratadas adequadamente. É essencial que o paciente procure ter bons hábitos de vida, mantendo uma boa alimentação e frequência de atividade física”, finaliza. 

 


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais