Cidadeverde.com

Ouro no lançamento de martelo, piauiense treina em ‘chão batido’ e sonha com olímpiada

Imprimir

O Piauí teve representantes no Norte-Nordeste de Atletismo que aconteceu em Natal (RN) no último final de semana e entre os resultados e nomes de destaque esteve o picoense João Guilherme, de 16 anos, que foi medalhista de ouro na prova do lançamento de martelo com 54m37cm. O atleta agora vive a expectativa de ser convocado para a Seleção sub-18. 

“Me dá orgulho e me faz lembrar dos treinos que eu faço e quando começa a vir o desempenho é que a gente começa a ir em busca de mais. Quando eu iniciei, eu mesmo fazia meus treinos. Na verdade via os dos outros e tentava copiar para poder ir desenvolvendo, até que um dia ele comentou em um vídeo meu e eu pedi algumas dicas para ele e ele também me motivou e quando eu fui pedir de novo me perguntou quem era meu treinador e através de uma conversa ele falou que iria virar meu treinador”, explicou o atleta, João Guilherme. 

Com apenas dois anos de dedicação a modalidade. Atualmente, o lançador piauiense recebeu uma ‘ajuda’ depois de especial em seus treinamentos nos últimos meses – o tricacampeão brasileiro Allan Wolski. 

“Começamos a trabalhar no final do ano passado. Ele começou comigo nos 20 metros e agora já está nos 54, mas ele está me devendo ele sabe, pois tem feito bons treinos. Encaixado bons lançamentos e a gente só quer que ele faça um ou dois desses lançamentos que fez nos treinamentos na competição que tenho certeza que ele vai surpreender e acabar surpreendendo muita gente também”, disse o técnico, Allan Wolski. 

João Guilherme - atletismo 

O resultado no regional deu ao atleta piauiense a 2ª melhor marca no ranking brasileiro e 4ª melhor na categoria dentro do ranking Sul-Americano. Treinando em chão batido e com pouquíssimos recursos o jovem garoto, visto como promessa do estado na modalidade sabe muito bem o que quer conquistar através do esporte. 

“Meu sonho é chegar nas olímpicas e ser reconhecido no mundo inteiro. É uma grande jornada até lá”, afirmou João, aos 16 anos. 

O projeto SEMEAR, localizado no Povoado Torrões, que fica a sete quilômetros da cidade de Picos atualmente tem 55 crianças e adolescentes treinando diversas categorias no atletismo. “Ainda não caiu a ficha, né? Me sinto orgulhosa do meu filho e estou aqui todos os dias olhando ele treinar”, Jucelia Escócio, mãe de João Guilherme. 

O técnico Allan, não economiza elogios ao jovem João Guilherme.  “Um menino sensacional, que tira leite de pedra e a progressão vem sendo único e exclusivamente mérito dele. Eu falo algumas coisas, apenas direciono”, acrescentou Allan Wolski, tricampeão Brasileiro de lançamento de martelo.  
 
A próxima competição da categoria Sub-18 será o campeonato brasileiro, que acontece no mês de agosto, em Aracaju (SE). 

 


Pâmella Maranhão 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais