Cidadeverde.com

Prata no Mundial paralímpico, piauiense Keyla Barros lembra começo difícil e tem Paris-24 como meta

Imprimir

A piauiense Keyla Barros, que recentemente conquistou a medalha de prata no Mundial de Atletismo Paralímpico, realizado em Paris, desembarcou na capital Teresina nesta sexta-feira (21) e esteve nos estúdios do Cidade Verde Esportes. A atleta que busca vaga nos Jogos Paralímpicos de Paris-24 vem dando passos largos para ser a representante do país na prova dos 1.500m e falou sobre a conquista recente, o começo difícil no interior do estado e também os planos para essa reta final de temporada nas pistas.

 “A experiência que eu tive, contando aqui não dá para mensurar. O que eu vivi naquela pista, algo que eu sonhei muito, mas vou maior do que eu poderia imaginar. Eu ainda estou em êxtase, pois foi tudo muito magico e antes de entrar na pista passou um filme na minha cabeça sobre tudo que passei para estar ali e desde criança eu sempre sonhei em ser atleta, não sabia como, mas fui indo, arrisquei e sai do Piauí. Levei muitos não e espero que os outros atletas que estão vindo não passem o que eu passei”, disse Keyla Barros.

Natural da cidade de Água Branca, a piauiense relembrou que se arriscou saindo bem cedo do estado e de perto da família para tentar viver através do esporte e se tornar atleta de alto rendimento. Keyla Barros, compete na categoria T20 para deficientes intelectuais e a medalha de prata no Mundial de Paris-23,  a competição mais importante da temporada aproxima muito Keyla da vaga dentro da seleção nos jogos paralímpicos.

Fotos: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Nos estúdios do Cidade Verde Esportes, a atleta dividiu também como na infância já recebia sinais de que sua habilidade seria correr e como fez de tudo para que se tornasse sua profissão. “Pequeninha, a gente morando no povoado Olho D’Água eu pedi para ela comprar um frango, ela foi de bicicleta. Eu terminei o almoço e ela nada, quando chegou foi com 50 reais e uma caixa de bombom. Perguntei como ela conseguiu e ela simplesmente disse que foi em uma corrida que estava acontecendo no centro”, narrou a mãe Maria José.

Em Teresina, um dos primeiros compromissos da piauiense foi visitar a Secretária de Esportes (SECEPI) onde conversou com Josiane Campelo, responsável pela pasta, que prometeu apoio direto a atleta em sua caminhada até os Jogos Paralímpicos através do programa – Piauí no Pódio.

 

Piauí no Pódio

“É um programa que patrocina não só os atletas do estado que competem não só no estado como fora, em torneios nacionais e internacionais. Um dos exemplos foi o judô, com os atletas que foram para Lima, no Peru e tiveram apoio da Secretaria e Governo do Estado. Estamos trabalhando muito para que cada vez a gente possa estar oportunizando nossos atletas a competirem fora do estado e até mundialmente e a Keyla, não tenha dúvidas é mais uma que iremos apoiar”, afirmou a Secretária de Esportes, Josiane Campelo.

Atualmente, Keyla Barros na categoria dos 1.500m a primeira coloca no ranking das américas e segunda melhor no ranking Mundial. A próxima competição será o Para pan-americano no Chile.

 

 

Pâmella Maranhão
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais