Cidadeverde.com

Experiência de biosegurança do Hemopi é finalista em programa do Ministério da Saúde

Imprimir

Foto: Arquivo / Cidadeverde.com

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) teve sua experiência em boas práticas de segurança do paciente entre as mais exitosas do Brasil.

Em abril, durante o seminário “Abril pela segurança do Paciente”, os biomédicos Thaiza Ferreira e Pedro Afonso Sousa, que fazem parte da equipe técnica do Hemopi, apresentaram, presencialmente e por vídeo, a experiência na segurança do manuseio de amostras em evento promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com a direção da Vigilância Sanitária de todos os estados do país.

A Campanha 2023 do Ministério da Saúde “Abril pela Segurança do Paciente” celebrou os 10 anos do Programa Nacional de Segurança do Paciente compartilhando os avanços, conhecimento e práticas seguras, além de divulgar o papel dos serviços, a profissionais e universidade na promoção da segurança do paciente, a exemplo de vários outros países.

Após o encerramento dos seminários estaduais, os expositores enviaram suas experiências para serem avaliadas pelo Ministério da Saúde que selecionou as melhores práticas e o Hemopi foi um dos finalistas.

Na terça-feira, 18 de julho, o Ministério da Saúde promoveu um Webinário nacional, no qual foram mostrados os avanços e os finalistas apresentaram suas experiências vencedoras.

Esses foram os finalistas da categoria Segurança do Paciente na Atenção Domiciliar, Especializada e APS:

1. Iniciativa em Atenção Domiciliar (Aline Führ / Paraná)

2. Iniciativa em APS (Roberta Abrahim Fioravanti / Rio de Janeiro)

3. Possibilidades e Desafios (Mariana Borges / Coordenadora Geral CGADOM/DAHU/SAES/MS)

4. Iniciativa em Clínica Especializada (Rosselyne Alves / Pernambuco)

5. Iniciativa em Hemocentro (Pedro Sousa e Thaiza Ferreira / Piauí)

“Nós como Hemocentro mostramos que trabalhamos com a segurança não só do paciente, mas também do doador, além de mostrarmos de perto como funciona nossos Laboratórios de Imunohematologia Doador/Paciente, a complexidade e atenção no qual realizamos nossas atividades, também enfatizamos a importância do trabalho em equipe. Essa é uma conquista de todos nós”, disse Thaiza Ferreira, biomédica responsável pelo Laboratório de Imunohematologia Doador.

Todas as iniciativas selecionadas na Campanha Abril pela Segurança do Paciente estão disponíveis no site do Programa Nacional de Segurança do Paciente.

O vídeo de apresentação do Hemopi está disponível no youtube, pela plataforma do DATASUS.

 

Fonte: Sesapi

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais