Cidadeverde.com

Autocuidado: confira cinco dicas para equilibrar corpo e mente

Imprimir


Foto: Freepik

 

Instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Internacional do Autocuidado é celebrado nesta segunda-feira (24). A data tem como objetivo conscientizar e engajar as pessoas na tomada de decisões em relação à própria saúde.

A OMS aponta a importância do autocuidado na prevenção de doenças. Segundo a Organização, os pilares do autocuidado são o uso racional de produtos e serviços de saúde; conhecimento seguro de informações em saúde; bem-estar mental e autoconhecimento; prática de atividades físicas; alimentação saudável; consciência de atitudes de risco (como tabagismo e álcool em excesso); boa higiene pessoal e do ambiente. As práticas de autocuidado são inúmeras, e podem contribuir para uma vida com mais qualidade.


Mente sã, corpo são

“É importante entendermos que saúde mental é prioridade, não é gasto, não é desperdício, e precisa ser parte da rotina. Vale também investir em alternativas para cuidar da saúde mental, praticar exercícios físicos: a atividade física reduz os níveis de ansiedade e estresse, além de estar entre as práticas favoritas para cuidar da mente e do bem-estar. Coisas mais simples como tempo com amigos, cuidar da alimentação, tirar um tempo para o ócio, para você, sem trabalho, sem cobrança, também são parte do autocuidado. Mas nada disso adianta se você não aprende a dar limites para o mundo e se não estabelece acordos para dividir a carga do dia-a-dia", pontua a psicanalista Ana Tomazelli.

Além dos cuidados com a mente, que são cruciais, os cuidados com o corpo também fazem parte das rotinas de autocuidado. “Os cuidados com o corpo impactam também na saúde mental, pois mexem diretamente com a autoestima, com a sensação de bem-estar. Ambos devem caminhar juntos. O bem-estar estético se trata de valorizar a beleza de cada pessoa, para que ela se sinta bem consigo mesma. Isso tem o poder de transformar vidas”, destaca a especialista em estética Victória Mezêncio. 


Confira cinco dicas simples de serem aplicadas no dia a dia. Confira!
 

1) Mexa-se!

A atividade física é comprovadamente uma ferramenta poderosa de autocuidado. A prática reduz o estresse, sintomas de ansiedade e quadros depressivos, melhora a qualidade do sono, potencializa a capacidade de aprendizagem, melhora a força e a flexibilidade, ajuda a manter a pele mais bonita e previne a mortalidade por doenças crônicas como pressão alta e diabetes, entre outros inúmeros benefícios. A dica é encontrar uma atividade que traga prazer, podendo ser até uma simples caminhada pelo bairro ao menos três vezes por semana.


2) Cuide do sono

O sono é muito importante para a saúde física e mental. Durante o descanso profundo, o corpo trabalha para repor energias e regular o metabolismo. Dormir bem contribui para diminuir o risco de desenvolver doenças como diabetes e problemas cardiovasculares, além de reduzir o estresse e melhorar o humor e a concentração.


3) Cuidados com a pele

Manter uma rotina de skincare é algo que vai muito além da estética, e tem a ver com a saúde do maior órgão do corpo humano. Além disso, esse é um momento de relaxamento, em que o foco é cuidar de si mesma. Além dos cuidados diários, é válido consultar um especialista para intervenções estéticas mais aprofundadas, valorizando a beleza natural de cada fase da vida. 


4) Cuide da mente

Conversar sobre os sentimentos é uma prática de autoconhecimento de grande importância, e que ajuda a prevenir problemas de saúde mental e até mesmo física. Com a ajuda de um profissional em sessões de terapia, o ganho em qualidade de vida é incomparável. 


5) Cuide da sua saúde física

Com a correria do dia a dia, não é raro deixarmos de lado os cuidados com a saúde, sobretudo se não há sintomas aparentes ou nenhuma queixa física. Programe-se para visitar o médico e realizar um check-up geral para checar como está a saúde do seu corpo e realizar os ajustes e tratamentos necessários para uma vida mais leve e saudável. 

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais