Cidadeverde.com

Pacientes reclamam de cancelamento de exames e consultas durante jogo da seleção

Imprimir

Fotos: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Os pacientes que buscaram o Hospital Lineu Araújo, na manhã desta segunda-feira (24), para a realização de consulta e exames eletivos ficaram revoltados porque encontraram o local fechado. O atendimento foi suspenso em virtude da estreia da Seleção Brasileira de Futebol, na Copa do Mundo de Futebol Feminino, que aconteceu às 8h.

Na porta, não foi encontrado nenhum aviso sobre o horário de funcionamento do hospital, nem como os pacientes devem proceder para reagendar seus atendimentos. Os pacientes cobravam explicações.

A dona de casa, Ana Rita, 58 anos, veio da Chapadinha Sul para uma consulta com um pneumologista. "Fica complicado. Não temos condições de pagar uma consulta particular. Amanhã eu tenho um exame marcado. E aqui não tem nenhum aviso na porta. As pessoas foram embora. Outras estão aqui esperando porque o guarda disse que vai abrir as 10h. Mas 10h meu médico já vai ter ido atender em outro lugar. Ele atende aqui é cedinho", disse a dona de casa.

Ana Rita 

A aposentada Francisca Cardoso, 72 anos, saiu do bairro Satélite em busca de um exame de colonoscopia da sua vizinha, que não pode sair de casa.

"Tem quatro meses que ela fez o exame e ainda não chamaram ela. Eu vim aqui porque estou com pena dela. Ela está doente e precisa desse resultado para se tratar", contou a aposentada.

Francisca Cardoso 

O problema se repetiu em outros hospitais da rede pública de Teresina. No ambulatório do bairro Dirceu Arcoverde II a situação se repetiu.

Um vídeo enviado para o portal Cidadeverde.com mostrou o tumulto de pacientes na porta da unidade de saúde.

"Como pode um posto de saúde não abrir? Tem gente que chegou aqui na madrugada, 4h, e a informação que recebemos é que não vai ter atendimento hoje", relatou um dos pacientes que preferiu não se identificar.

A seleção brasileira volta ao campo no próximo sábado (29) e no dia 02 de agosto, em jogos pela primeira fase da competição. Para esses jogos também vigora o ponto facultativo nos órgãos públicos.

Procurada, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que os pacientes que tinham exames e consultas marcados para esta segunda-feira (24) devem buscar uma UBS para remarcar o atendimento. 

Ponto facultativo 

A Prefeitura de Teresina decretou ponto facultativo para esta segunda-feira (24), por conta da estreia da seleção brasileira de futebol feminino na Copa do Mundo 2023. A medida foi publicada no Diário Oficial do Município.

Apesar da decisão, o atividades consideradas essenciais e de interesse público devem funcionar normalmente no dia do jogo, como os serviços de saúde na rede pública e de fiscalização de trânsito. 

 

Adriana Magalhães
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais