Cidadeverde.com

Aprenda a lidar com relações familiares tóxicas; veja dicas

Imprimir

 

Foto: Freepik



Os conflitos são saudáveis em certa medida, pois o diálogo permite que as desavenças sejam resolvidas, trazendo crescimento pessoal. Porém, quando as brigas são frequentes e múltiplas, existindo abuso, excesso de controle, negligência ou manipulação, a dinâmica do grupo pode revelar a existência de uma família tóxica.

Inclusive, para muitas pessoas, é difícil compreender o problema, uma vez que, como é sabido que não podemos escolher nossa própria família, comportamentos de invalidação e violência podem até mesmo serem aceitos, quando praticados no ambiente familiar.

“Viver em uma família tóxica acaba produzindo consequências físicas e psicológicas, que vão desde baixa autoestima e ansiedade até a naturalização da agressão física”, afirma o psicólogo Filipe Colombini.

O especialista explica que aquilo que começa com comentários depreciativos que, à primeira vista podem ser confundidos com brincadeiras, evolui para uma variedade de agressões morais, psicológicas e até mesmo físicas, caso não sejam impostos os limites necessários para uma relação familiar saudável. “O excesso de julgamentos, comparações e outras formas de invalidar são sinais de alerta para uma relação tóxica dentro da família”, explica.
 
Muitas vezes, quem pratica esse tipo de violência já vivenciou outras relações tóxicas e, por isso, oode reproduzir esse padrão no núcleo familiar. “O que é notado em famílias tóxicas é um ambiente onde existe pouca sensibilidade em relação ao outro e uma desregulação emocional que, geralmente, advém de um histórico familiar violento e com pouco suporte”, diz Colombini.
 
Essa forma de relação pode ter consequências graves no convívio diário entre as pessoas, prejudicando o desenvolvimento saudável, podendo acarretar transtornos psiquiátricos.

“Por exemplo, na adolescência, quando a personalidade e os padrões de comportamento estão se formando, uma família tóxica costuma afetar o senso de identidade do jovem, prejudicando a autoestima e a capacidade da pessoa de conseguir criar relações fora desse ambiente problemático”, afirma o especialista.
 
Além de saber impor os próprios limites frente a essa situação, é importante que a família como um todo procure identificar os padrões problemáticos e se concentre para melhorar a relação familiar.

“Abandonar condutas tóxicas é um processo complexo, por isso é importante procurar ajuda de profissionais que vão auxiliar a família a se sensibilizar sobre seus próprios problemas para, então, buscar uma mudança”, aconselha o psicólogo. “Treinadores e orientadores familiares, além da própria terapia individual para os membros da família, ajudam a identificar comportamentos tóxicos, atuando para essa mudança de padrão”, conclui.
 


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais