Cidadeverde.com

Esportes na areia queimam calorias e definem músculos; veja exemplos

Imprimir



Fotos: Lucas Duarte/Wod Shot

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) já alertou que a ausência da prática de atividades físicas pode trazer prejuízos e riscos à vida. Atualmente, o esporte na areia é uma oportunidade para as pessoas deixarem o quadro de sedentarismo e esta prática tem crescido no país. 

Os esportes na areia possuem menores impactos e danos para as articulações, como do joelho e do tornozelo. Além disso, a maciez da areia atenua o peso do corpo sobre a superfície, explica o educador físico Marcos Antônio Santos.

A atividade física na areia ainda aumenta o gasto calórico, tendo em vista que ele pode ser quase duas vezes maior do que nas práticas feitas em outros tipos de superfícies. "A areia exige maior força da musculatura devido à demanda por equilíbrio do corpo", aponta o especialista.

Outro fator que esse tipo de esporte traz para a saúde é o fortalecimento da musculatura. A OMS explica também que os esportes estimulam a produção de neurotransmissores, caso da endorfina, que provoca a melhora do humor e do sentimento de bem-estar. Estes possibilitam a melhora nos quadros de ansiedade e depressão.


EXEMPLOS DE ESPORTES

Frescobol, beach tennis, corrida, caminhada, vôlei e futevôlei são alguns exemplos de esportes praticados na areia ou na praia.

O beach tennis é praticado por mais de 1 milhão de pessoas atualmente, como aponta a Confederação Brasileira de Tênis (CBT). Desde que chegou ao Brasil em 2008, mais de 500 mil novas pessoas começaram a praticar essa modalidade esportiva.

O tênis realizado na areia estimula articulações envolvidas no tênis tradicional, no vôlei e também no frescobol. O ortopedista Marco Aurélio Neves ressalta que o maior esforço garante também maior condicionamento físico, com o desenvolvimento da sustentação e da estabilidade das articulações.

"Fortalecer as regiões lombar, da coluna, do abdome e ombro. Dos 60 minutos da prática média do beach tennis, 10 minutos são considerados intensos e possibilitam a queima de cerca de 200 calorias", explica.


CUIDADOS

A prática de esporte na areia exige cuidados. Os pontos irregulares e inclinados do solo arenoso, principalmente o da praia, são as razões do alerta. A escolha da roupa é outro ponto de atenção, pois uma decisão errada pode interferir na regulação térmica do corpo e no próprio desempenho da atividade.

Especialistas indicam também aquecimento antes da prática do esporte, pois fortalece o músculo, a melhora a sustentação e o ganho de estabilidade para as articulações.

 


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais