Cidadeverde.com

20 anos sem Francisca Trindade: programação celebra legado da deputada

Imprimir

 

A morte da ex-deputada Francisca Trindade completa 20 anos nesta quarta-feira (26). Para relembrar a trajetória de uma das principais personagens da política piauiense, familiares e amigos preparam uma série de atividades que serão iniciadas nesta quinta-feira (27) e serão desenvolvidas ao longo do mês de de agosto. 

 

 

O cronograma começa com uma missa às 19h desta quinta-feira (27) na igreja do povoado Santo Afonso Maria de Ligório, no bairro Água Mineral, na zona Leste de Teresina. A cerimônia terá a participação de movimentos sociais e será presidida pelo arcebispo da capital, Dom Juarez Marques.  

Na segunda-feira (30), a Fundação Francisca Trindade, localizada no bairro Mocambinho, na zona Norte de Teresina, realiza um evento em homenagem à ex-parlamentar. “É um dia especial, que convidamos a sociedade para conhecer a Fundação e ter acesso a mais informações sobre a Trindade”, destaca Lúcia Araújo. 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Além de atividades que ainda serão anunciadas pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e Câmara Municipal de Teresina (CMT), Francisca Trindade será homenageada com um evento organizado por lideranças comunitárias no dia 26 de agosto na Vila Irmã Dulce, na zona Sul da cidade. 

O início da carreira política de Francisco Trindade ocorreu em 1992, quando foi eleita primeira suplente de vereador em Teresina. Assumiu o cargo com a eleição do então vereador Wellington Dias para o cargo de deputado estadual, ganhando destaque pela sua relação com os movimentos sociais.

“A maior aliança da Francisca Trindade sempre foi com os movimentos populares e movimentos sociais. A origem da participação dela foi na própria comunidade, então nesse sentido ela já mobilizou essa participação geral popular, mais especificamente o chamamento à participação das mulheres”, lembra Lúcia Araújo. 

Foto: Arquivo Pessoal

Francisca Trindade morreu aos 37 anos, no dia 26 de julho de 2003, durante seu primeiro mandato como deputada federal. Candidata mais votada nas eleições de 2002, com 165.190 votos, era apontada como uma das figuras mais proeminentes do Partido dos Trabalhadores (PT). 

 

 

Para Lúcia Santos, a projeção do PT e outros partidos é que Francisca Trindade era uma forte candidata para disputar e vencer as eleições pela Prefeitura de Teresina em 2004 e se tornar uma das principais lideranças do partido a nível estadual se sua trajetória política não tivesse sido encerrada de forma tão prematura. 

“Ela marcava presença no sentido de se oferecer para o projeto de transformação social. Lógico que dentro da discussão partidária, nos argumentos que ela participava e tinha ela como referência, projetava sim. Tinha sim um cenário se desenhando em que não se tinha dúvida, Trindade era a referência fortíssima do PT como grande potencial reconhecido pela cidade com essa possibilidade de eleição”, concluiu a amiga da ex-deputada. 

 

Breno Moreno
[email protected] 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais