Cidadeverde.com

Má alimentação pode ocasionar acne; descubra o que fazer para prevenir

Imprimir

 

Foto: Pixabay

 

A acne é uma condição de pele comum que afeta quase 10% da população mundial. Muitos fatores contribuem para o desenvolvimento da acne, incluindo produção de sebo e queratina, bactérias causadoras de acne, hormônios, poros bloqueados e inflamação. De acordo com a nutricionista Cris Ribas Esperança, embora a ligação entre dieta e acne tenha sido controversa por muito tempo, pesquisas recentes mostram que a dieta pode desempenhar um papel significativo no desenvolvimento da acne.

 
1. Grãos refinados e açúcares

Pessoas com acne tendem a consumir mais carboidratos refinados do que pessoas com pouca ou nenhuma acne. Alimentos ricos em carboidratos refinados incluem pão, biscoitos, cereais ou sobremesas feitas com farinha branca, macarrão feito com farinha branca, arroz branco e macarrão de arroz, refrigerantes e outras bebidas açucaradas, adoçantes como açúcar de cana, xarope de bordo, mel ou agave.
 
Um estudo descobriu que o consumo frequente de alimentos ricos em açúcar ou gordura foi associado a uma probabilidade 54% maior de ter acne, enquanto as bebidas açucaradas estavam associadas a uma probabilidade 18% maior. Esse risco aumentado pode ser explicado pelos efeitos dos carboidratos refinados nos níveis de açúcar no sangue e insulina.
 
A insulina torna os hormônios andrógenos mais ativos e aumenta a produção do fator de crescimento 1 (IGF-1). Isso contribui para o desenvolvimento da acne, fazendo com que as células da pele cresçam mais rapidamente e aumentando a produção de sebo. Por outro lado, dietas de baixo índice glicêmico, que não aumentam drasticamente os níveis de açúcar no sangue ou de insulina, estão associadas à redução da gravidade da acne.
 

2. Laticínios

Muitos estudos encontraram uma ligação entre produtos lácteos e a gravidade da acne em adolescentes. Dois estudos também descobriram que adultos jovens que consumiam leite ou sorvete regularmente tinham quatro vezes mais chances de ter acne. 
 
A pesquisa até o momento se concentrou principalmente em adolescentes e adultos jovens e mostrou apenas uma correlação entre leite e acne, não uma relação de causa e efeito. Ainda não está claro como o leite pode contribuir para a formação da acne, mas existem várias teorias propostas.
 
Alguns estudos sugerem que os laticínios podem aumentar os níveis de insulina, o que pode piorar a gravidade da acne. No entanto, outras pesquisas apresentaram resultados mistos. O leite de vaca também contém aminoácidos que estimulam o fígado a produzir mais IGF-1, que tem sido associado ao desenvolvimento de acne. Embora haja especulações sobre por que beber leite pode piorar a acne, não está claro se os laticínios desempenham um papel direto. Mais pesquisas são necessárias para determinar se existe uma quantidade ou tipo específico de laticínios que pode agravar a acne.
 

3. Fast Food

“A acne está fortemente associada à ingestão de uma dieta de estilo ocidental rica em calorias, gorduras e carboidratos refinados. Itens de fast food, como hambúrgueres, nuggets, cachorros-quentes, batatas fritas, refrigerantes e milkshakes, são os pilares de uma dieta ocidental rica em gorduras e açúcares processados. Esses alimentos podem contribuir para a acne de várias maneiras”, afirma Cris Ribas Esperança.
 
Primeiro, a ingestão frequente de fast food pode aumentar os níveis de açúcar no sangue e insulina, o que pode levar ao desenvolvimento de acne. Em segundo lugar, a ingestão de fast food pode aumentar a produção de sebo na pele, o que pode obstruir os poros e levar à formação de acne. Terceiro, a comida rápida é frequentemente rica em gorduras trans e saturadas, que podem causar inflamação na pele e contribuir para a acne.
 

4. Gorduras saturadas e trans

As gorduras saturadas são encontradas em alimentos de origem animal, como carne, leite integral e manteiga, e as gorduras trans são encontradas em alimentos processados, como biscoitos, bolos e salgadinhos. Ambos os tipos de gorduras podem aumentar a inflamação no corpo, o que pode piorar a acne. Além disso, as gorduras saturadas podem aumentar a produção de sebo na pele, o que pode obstruir os poros e levar à formação de acne.
 

5. Chocolate

Por muito tempo, se acreditava que o chocolate podia causar acne, mas a pesquisa científica não encontrou uma relação direta entre o consumo de chocolate e a acne. No entanto, alguns estudos sugerem que o consumo de chocolate ao leite pode estar associado a um aumento da gravidade da acne em adolescentes. Outros estudos não encontraram associação entre o consumo de chocolate e a acne. 
 

6. Alimentos com alto índice glicêmico

Alimentos com alto índice glicêmico, como pão branco, arroz branco e batatas, podem aumentar rapidamente os níveis de açúcar no sangue e insulina. Como mencionado anteriormente, altos níveis de insulina podem contribuir para o desenvolvimento da acne. Portanto, é importante limitar a ingestão de alimentos com alto índice glicêmico para ajudar a reduzir o risco de acne.

 

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais