Cidadeverde.com

Governo do Piauí decreta emergência zoossanitária para a gripe aviária

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

O Governo do Piauí decretou na sexta-feira (28), estado de emergência zoossanitária para a gripe aviária. O decreto tem validade de 180 dias e segue orientação do Ministério da Agricultura e Pecuária. 

O documento foi assinado pelo governador Rafael Fonteles, além do secretário de Governo, Marcelo Nolleto e secretário da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, Fábio Abreu. O Governo Federal já havia declarado emergência zoossanitária em todo o território nacional no último dia 22 de maio.  

Embora o Piauí ainda não tenha nenhum caso da doença confirmado, o secretário Fábio Abreu explica que o decreto facilita acesso a recursos e agiliza atendimentos em casos suspeitos.

“Teremos facilidade de solicitar parte do montante de R$ 200 milhões já liberados pelo Governo Federal para os estados e assim investirmos em ações como a contratação de funcionários, compra de equipamentos e deslocamento de servidores”, explicou. 

O Brasil confirmou até esse sábado (29), 68 casos da doença em aves silvestres e dois focos em produção de subsistência, ou seja, de criação doméstica. Há ainda outras 12 investigações em andamento. 

A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) ainda alerta aos piauienses o consumo de carnes de frango e ovos permanece seguro como já foi atestado por instituições nacionais e internacionais de saúde.

 

Da Redação
redacao@cidadeverd
e.com

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais