Cidadeverde.com

F1: Verstappen passeia sobre Pérez e vence GP da Bélgica sem resistência

Imprimir

O piloto da Red Bull Max Verstappen venceu o GP da Bélgica de Fórmula 1, neste domingo (30), com facilidade. Foi a 10ª vitória do holandês da Red Bull, que caminha tranquilo pra mais um título, ainda na metade da temporada.

O pódio do GP da Bélgica:

1. Max Verstappen (Red Bull)
2. Sergio Pérez (Red Bull)
3. Charles Leclerc (Ferrari)

Sergio Pérez largou bem e vira líder na volta 1. O mexicano estava em segundo, acelerou e ultrapassou Leclerc após as primeiras curvas. Abriu vantagem sobre o ferrarista enquanto sentiu o vento limpo de líder por um punhado de voltas, algo raro não apenas para ele como para qualquer outro piloto.

Max Verstappen largou em sexto, punido por uma troca de câmbio ilegal. O holandês ganhou duas posições na largada e começou a corrida impondo pressão sobre os rivais à frente. Não demorou para assumir a 2ª posição, superando Lewis Hamilton e Leclerc, sem sustos.

O holandês ultrapassou o mexicano, assumiu a ponta e não a largou mais. A disputa se estendeu apenas até a volta 17, quando enfim o líder do campeonato abriu a asa de sua Red Bull e superou o companheiro de equipe sem dificuldade.

A torcida holandesa na arquibancada vibrou. Em três curvas, Verstappen já tinha quase um segundo de vantagem sobre o mexicano.

A corrida foi tão folgada que Verstappen sugeriu aos engenheiros fazer um pit stop treino, só para testes. Nessa altura, ele levava 13 segundos de vantagem sobre Pérez e, no rádio, disse que poderia parar, fazer testes e voltar pra pista, ainda na liderança. A Red Bull recusou e manteve seu piloto na pista.

No meio do grid, os pilotos brigaram por posições, com ousadas ultrapassagens. Longe da disputa pelas primeiras posições, a corrida teve disputas interessantes. Alonso, Russell, Gasly e Ocon foram alguns que se envolveram em manobras improváveis, no circuito rápido e longo de Spa-Francorchamps.

Sainz fechou e tirou Piastri da prova. O australiano Oscar Piastri tinha surpreendido o paddock ontem ao ficar em segundo na corrida sprint, mas hoje sua sorte mudou logo na primeira curva. 

O piloto da McLaren foi tocado por Carlo Sainz e levou a pior: abandonou com menos de uma volta completada. Mas a batida também avariou a Ferrari de Sainz, que acabou caindo pro fim do grid, e depois também abandonou.

A chuva ameaçou, mas não assustou. Diferentemente do que aconteceu ontem, quando um temporal castigou os preparativos pra corrida sprint e mexeu com a estratégia das equipes, hoje as preocupações com o clima ficaram apenas nas planilhas dos engenheiros. 

A chuva caiu de maneira tímida no meio da prova, nada suficiente pra mexer nas posições do grid.

Após o fim da primeira metade da temporada, a Fórmula 1 volta apenas no dia 27 de agosto com o GP da Holanda.

Fonte: UOL/FOLHAPRESS

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais