Cidadeverde.com

FestLuso expande conexão e leva espetáculos para o Centro Cultural Renato Russo, em Brasília

Imprimir

Fotos: divulgação 

 

O Festival de Teatro Lusófono - FestLuso traz à Brasília, pela primeira vez, Módulo Circulante com três espetáculos que compõem a edição de 2023. As apresentações acontecem de 18 a 20 de agosto, no Espaço Cultural Renato Russo. 

Originário do Piauí, o FestLuso está em sua 13ª edição e amplia o movimento de expansão do Festival para outros centros culturais como o Distrito Federal. Espetáculos de companhias do Piauí, Rio de Janeiro, São Paulo, Portugal e Moçambique levam as artes de países falantes da língua portuguesa para o público.

Francisco Pellé, um dos organizadores do festival da lusofonia, afirma que a grande novidade é a ampliação da programação.

"Brasília é um significativo espaço de manifestação da cultura brasileira. É muito importante a oportunidade de apresentar, na cidade, uma parte da programação de Teresina. Um festival que trata da integração do teatro de língua portuguesa nos países lusófonos, precisa estar na narrativa de cidades como a Capital Federal”, acrescenta Francisco. 

Como é característica do festival, a programação conta com espetáculos que fazem unir as culturas de artistas de diferentes países, fazendo uma imersão de trocas que misturam as artes cênicas de três continentes: América, Europa e África. Nesta edição, o Festival faz uma homenagem ao teatro de Portugal e tem a participação de sete grupos representativos da cena teatral Portuguesa. Dois deles, Musgo Produção Cultural e Saaraci Coletivo Teatral, se apresentam na cidade de Brasília. 

Na circulação Brasília, o Festival apresenta o espetáculo Esperando Godot, do Grupo Harém de Teatro, de Teresina/PI; Viagem Infinita - A partir de “Os Lusíadas” de Camões, de Musgo Produção Cultural, de Portugal, e Saaraci, o Último Gafanhoto do Deserto, do Saaraci Coletivo Teatral, de Cabo Verde / Brasil / Portugal. As apresentações são gratuitas com retirada de senha com uma hora de antecedência de cada apresentação.

O FestLuso 2023 tem realização do Grupo Harém de Teatro e patrocínio do Governo do Estado do Piauí/ Secretaria de Estado da Cultura do Piauí e conta com o apoio do Instituto Camões/Embaixada de Portugal no Brasil e do Instituto Janelas da Arte, Cidadania e Sustentabilidade. Programação e novidades no @festluso_oficial


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais