Cidadeverde.com

Perimenopausa: é possível sim engravidar durante a menopausa; entenda riscos

Imprimir

 

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

 

O fim do período reprodutivo feminino ainda é um assunto que gera diversas dúvidas entre as mulheres. Além das transformações físicas e mudanças hormonais, que são típicas dessa fase, a falta de conhecimento sobre o próprio corpo gera outro conflito: existe risco de engravidar durante a perimenopausa? 


Perimenopausa: o que é isso?

Para quem não sabe, a perimenopausa é a fase que antecede a menopausa. “A perimenopausa é um período de 5 a 7 anos que antecede a menopausa. Um fato marcando nessa fase da vida da mulher e a irregularidade no ciclo menstrual que pode ser precoce (duração do ciclo inferior a 23 dias) ou tardia (duração do ciclo maior a 40 dias)”, explica a ginecologista Loreta Canivilo.

Com a chegada da perimenopausa muitas mulheres acreditam que não podem mais engravidar devido a irregularidade da menstruação, porém ainda que baixa as possibilidades, elas existem. Estatisticamente, entre mulheres de 40 a 44 anos a chance é de 10% e mulheres de 45 a 49 anos as chances caem para 4%.

“Na perimenopausa os ciclos de ovulação são imprevisíveis, à medida que os níveis de estrogênio e progesterona aumentam e diminuem, respectivamente. Durante esses anos de oscilações dos níveis dos hormônios, os ovários continuam a liberar óvulos para fertilização, ou seja, fazendo com que a gravidez seja totalmente possível, ainda que bastante rara”, evidencia a especialista.

Apesar das chances de engravidar durante a perimenopausa serem baixa, elas existem, e os médicos devem alertar suas pacientes.


Como evitar a gravidez

A transição para a menopausa deve ser acompanhada por um ginecologista que deve recomendar o uso de anticoncepcionais ou tratamentos alternativos eficazes, seguros e apropriados até que a menopausa seja confirmada.

Um alerta: nessa fase, a 'famosa tabelinha" não pode entrar na rotina do casal. Especialistas aconselham e não recomendam esse método para mulheres na pré-menopausa, já que a menstruação irregular dificulta a previsão da ovulação.

Há inúmeras opções de contracepção. O ideal é conversar com o seu médico e fazer os exames necessários. 

 


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais