Cidadeverde.com

Hospital Universitário da Ufpi fará mutirões de cirurgias bariátricas no mês de agosto

Imprimir

Foto: Ascom/HU

O Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), vinculado à Rede Ebserh, realizará dois mutirões de cirurgias bariátricas durante o mês de agosto. O primeiro acontece neste final de semana, entre os dias 04, 05 e 06. A expectativa é que sejam realizados quatro procedimentos diários em média. 

Nos mutirões, serão três equipes de cirurgia comandadas pelos cirurgiões Gustavo Santos, Maurício Reis e Marlon Moreno, que irão trabalhar em parceria com anestesistas, técnicos de enfermagem e enfermeiros do hospital com o objetivo de garantir segurança e qualidade de atendimento aos pacientes. “A cirurgia bariátrica mudou a vida dos pacientes obesos mórbidos, e aqui, no HU, nós temos operado com as melhores condições de eficácia e segurança”, declara o chefe da Cirurgia Bariátrica do HU-UFPI/Ebserh, Gustavo Santos. 

A previsão é de que, ainda no fim de agosto, seja realizada a segunda iniciativa, para atender cerca de 12 pacientes. “Atualmente nós temos em torno de 35 a 37 pacientes na fila. Com a realização desses dois mutirões, pretendemos operar de 20 a 24 usuários”, ressalta o médico. Ele destaca, ainda, que esses são os primeiros movimentos com foco em cirurgia bariátrica da instituição, a beneficiar não só os que serão contemplados nos mutirões, mas também os que aguardam em última colocação, uma vez que serão beneficiados com a redução da fila.

Segundo o superintendente do hospital, o cardiologista Paulo Márcio Nunes, a iniciativa é pioneira no Estado e visa beneficiar pacientes da fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante o mês de julho, uma equipe do hospital entrou em contato com os pacientes para atualização de exames e consultas com cardiologistas e anestesistas.

O HU-UFPI/Ebserh começou a fazer cirurgias bariátricas em dezembro de 2021 e atualmente realiza duas cirurgias, por quinzena, às segundas-feiras. O atendimento é feito por uma equipe multiprofissional que inclui, além dos cirurgiões, endocrinologistas, nutricionistas, nutrólogo, fisioterapeuta, cardiologista, pneumologista, psiquiatra, ortopedista, anestesistas e pessoal de enfermagem. 

Além do mutirão, os pacientes obesos que necessitem procurar o serviço devem, inicialmente, dirigir-se a uma Unidade Básica de Saúde (Postinho) e pedir o encaminhamento ao Ambulatório de Cirurgia Bariátrica do HU. Com encaminhamento em mãos, o paciente conseguirá agendar sua primeira consulta. Nela, será avaliado se o candidato se enquadra nos critérios de indicação cirúrgica. Em caso positivo, o fluxo continua com a realização de exames pré-operatórios e obtenção de pareceres da equipe multidisciplinar. 

Com os exames e pareceres em mãos, o paciente deverá retornar ao cirurgião para, enfim, ser emitida a Autorização de Internação Hospitalar (AIH) e entrar na fila eletiva do HU para a cirurgia. 

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais