Cidadeverde.com

Saúde feminina: conheça 6 opções de absorventes e coletores menstruais

Imprimir



Foto: Agência Brasil

 

Atualmente, mulheres e outras pessoas que menstruam podem encontrar no mercado uma maior variedade de absorventes e coletores menstruais.  Como cada corpo é único, agora é possível escolher, entre diversas opções, um tipo de absorvente ou coletor específico com base em sua anatomia, fluxo menstrual e conforto pessoal.

A seguir, conheça algumas opções de absorventes e coletores menstruais!
 

1. Absorventes internos

São inseridos diretamente na vagina e absorvem o fluxo menstrual internamente. Geralmente são feitos de algodão ou materiais sintéticos e possuem diferentes tamanhos e níveis de absorção. São uma opção discreta e confortável, permitindo maior liberdade de movimento durante o período menstrual.


2. Absorventes externos

Também conhecidos como absorventes higiênicos ou externos, são posicionados externamente na calcinha para absorver o fluxo menstrual. São feitos de camadas de algodão ou materiais absorventes e possuem adesivos para fixação na calcinha. Esses absorventes estão disponíveis em diferentes tamanhos e níveis de absorção, permitindo escolher aquele que melhor se adapta ao fluxo menstrual.


3. Absorventes de pano reutilizáveis

São absorventes feitos de tecido de algodão ou outros materiais absorventes, que podem ser lavados e reutilizados. Essa opção é ecologicamente sustentável, reduzindo o uso de absorventes descartáveis, e pode ser econômica a longo prazo. Existem diversos formatos e tamanhos disponíveis para atender às preferências individuais.


4. Calcinha absorvente

A calcinha absorvente é uma alternativa aos absorventes tradicionais. Ela possui camadas de tecido absorvente embutidas que ajudam a coletar o fluxo menstrual. São reutilizáveis e podem ser lavadas após o uso. Elas estão disponíveis em diferentes estilos, tamanhos e níveis de absorção


5. Copo menstrual

O copo menstrual é um pequeno dispositivo em forma de sino feito de silicone médico ou outros materiais seguros para o corpo. Ele é inserido na vagina para coletar o fluxo menstrual, em vez de absorvê-lo. O copo menstrual pode ser esvaziado, enxaguado e reutilizado várias vezes. Ele está disponível em diferentes tamanhos e níveis de capacidade, para atender às necessidades individuais.


6. Disco menstrual

O disco menstrual é um dispositivo em formato de disco flexível que é inserido na vagina para coletar o fluxo menstrual. Ao contrário do copo menstrual, ele é colocado no fundo da vagina, próximo ao colo do útero. O disco menstrual tem uma capacidade maior de coleta e pode ser usado durante até 12 horas antes de precisar ser esvaziado e limpo

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais