Cidadeverde.com

Interior de SP registra mais duas mortes por febre maculosa

Imprimir

Foto: Pixabay


Mais duas pessoas morreram por febre maculosa em Campinas, no interior de São Paulo. Um homem de 46 anos apresentou os primeiros sintomas no dia 5 de julho e morreu quatro dias depois O local provável de infecção está em investigação. A outra vítima é um homem de 18 anos, que morreu em 28 de julho, depois de começar a perceber os sintomas cinco dias antes. Ele teria se infectado na Fazenda do Exército - 28º Batalhão de Infantaria Mecanizada (BIMec).

Uma mulher de 49 anos também teve a confirmação da doença, mas, segundo a prefeitura, foi curada. Ela apresentou os primeiros sintomas em 31 de maio e deve ter se infectado em outro município, de acordo com as autoridades.

Ao todo a cidade registra sete casos em 2023, com cinco mortes. Em junho, Campinas teve um surto da doença com infecções em uma fazenda que realiza eventos.

No ano passado, a cidade confirmou 11 casos da doença, com sete mortes.

A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas informou que tem realizado constantes atividades de prevenção contra a doença, como palestras, ações de casa em casa, pesquisas, visitas domiciliares a casos suspeitos, vistorias em locais prováveis de infecção, capacitações a profissionais de saúde, intensificação da comunicação de risco, medidas de educação em saúde à comunidade e produção de vídeos educativos para as redes sociais

A cidade também sancionou uma lei que obriga os estabelecimentos, produtores, promotores e organizadores de eventos realizados em locais sujeitos à presença do carrapato-estrela a informar sobre o risco de febre maculosa.

Para o cumprimento da lei, foi realizada uma capacitação para orientar e esclarecer dúvidas. Houve ainda reforço nas ações de comunicação, informação e mobilização contra a doença em parques públicos, farmácias e centros de saúde.

Infecção grave

 

A febre maculosa é uma infecção grave, transmitida pelo carrapato estrela infectado pela bactéria que causa a doença. Os sintomas são febre, dor de cabeça, dor intensa no corpo, mal-estar generalizado, náuseas, vômitos e, em alguns casos, manchas vermelhas pelo corpo. Caso note algum desses sintomas, a pessoa deve procurar o serviço de saúde e informar que teve contato com o carrapato estrela ou esteve em locais de risco.

A orientação é de que a pessoa fique atenta por 15 dias depois de passar por áreas de vegetação, mato ou pastos, principalmente perto de rios ou riachos, onde houver cavalos e capivaras. Não existe vacina contra a doença e não é possível eliminar totalmente o carrapato das áreas de vegetação. A febre maculosa tem cura, mas o tratamento precisa ser iniciado precocemente com antibióticos apropriados.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais