Cidadeverde.com

Teresina realiza prova e tem 119 candidatos concorrendo como conselheiros tutelares

Imprimir

Foto: Ascom/Semcaspi

Foi realizada neste domingo (6) a prova objetiva e redação em processo seletivo que está sendo realizado para a escolha dos 35 novos conselheiros tutelares de Teresina. Eram 124 aptos para fazerem prova, mas cinco pessoas faltaram, por isso agora somente 119 estão concorrendo. 

A prova iniciou às 8h e se encerrou às 12h no prédio do Instituto Federal do Piauí (IFPI), no Centro de Teresina. O gabarito será divulgado na segunda-feira (7) às 11h no site da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) ou no site da empresa organizadora do certame.

O resultado final será divulgado na próxima sexta-feira (11). O candidato que zerar uma das provas e/ou obtiver nota inferior a 60% (60 pontos) será desclassificado.

Quem passar na prova segue para a próxima etapa que é a eleição, que ocorre no dia 1º de outubro, de 8h às 17h. A eleição é para a escolha de 35 conselheiros tutelares e 35 suplentes, para atuarem em sete conselhos tutelares.

O cargo de conselheiro

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, é composto por cinco membros, escolhidos pela comunidade local para mandato de quatro anos, permitida recondução ao cargo, mediante novo processo de seleção em igualdade de escolha com os demais pretendentes.

O valor do vencimento é de pago ao conselheiro é de R$: 2.886,17.

Cronograma

  • 7 de agosto de 2023 – Publicação do gabarito das questões objetivas e resultado da redação;
  • 8 a 11 de agosto de 2023 – Apresentação de defesa e impugnação relativo ao resultado da prova escrita;
  • 14 e 15 de agosto de 2023 – Análise das defesas de impugnação;
  • 16 de agosto de 2023 – Divulgação da relação dos candidatos aprovados na avaliação de conhecimentos proclamados a candidato oficial à eleição de conselheiros tutelares;
  • 16 de agosto de 2023 – Nomeação das mesas receptoras;
  • 17 de agosto de 2023 – Reunião para firmar compromisso;
  • 18 de agosto a 30 de setembro de 2023 – Campanha dos candidatos;
  • 1 de outubro de 2023 – Votação.


Bárbara Rodrigues
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais