Cidadeverde.com

Lei Seca diminui feridos no PI e prende 182 em um ano

Imprimir
A Polícia Rodoviária Federal - PRF - divulgou hoje (18) números dos acidentes antes e depois da Lei Seca, instituída em junho do ano passado. Após a implementação da nova legislação, que impõe mais rigor na fiscalização e punições, os números de acidente diminuíram no Piauí, que contabilizou mais de 180 prisões. Entre os índices, o único que não regrediu foi o de mortes nas estradas federais que cortam o Estado: 10 nos últimos 12 meses.
 
O número de acidentes sofreu redução em 15%, sendo que o percentual cresce quando a queda é contabilizada nos acidentes com vítimas - 26%. No primeiro ano da Lei 11.705/2008, quando o assunto é acidente provocado por embriagues, foram 125 ocorrências contra 154 do mesmo período do ano passado. O número de feridos caiu de 158 para 125.
 
Depois da Lei Seca, a PRF no Piauí passou a usar 11 etilômetros nas cinco delegacias da superintendência. Desde o ano passado, 336 motoristas foram autuados e 182 deles acabaram presos. Só no período entre 10 de março e 16 de junho deste ano, foram feitos mais de 11 mil testes, com 184 autuações e 101 prisões. Antes da lei, a PRF fazia um flagrante de embriaguez a cada seis testes. Hoje são necessários 40 para flagrar um motorista embriagado.
 
Motivos para evitar a bebida ao volante não faltam. Além da própria segurança, as punições são mais duras para o infrator: R$ 957,70 de multa, sete pontos na carteira de habilitação, e proibição de dirigir por um ano.
 
Da Redação
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: