Cidadeverde.com

Doenças respiratórias: saiba como cuidar da qualidade do ar em ambientes fechados

Imprimir

 

Foto: Freepik

 

A população tem vivido desde a última semana, dias ensolarados e secos que resultam em baixos índices de umidade propício para formação de queimadas, além de elevada concentração de material particulado, o que contribui para má qualidade do ar. A umidade relativa do ar atinge valores críticos nos horários da tarde, quando os termômetros apresentam momentos de altas temperaturas.

As chuvas funcionam como um "lavador de ar" e sua ausência piora muito a qualidade do ar atmosférico. Além disso, a seca é prejudicial à saúde humana, pois ressecam as mucosas respiratórias, barreiras de defesa naturais do corpo humano, provocando alergias, irritações, tosses e até sangramento.

Essa situação é preocupante quando considerada a qualidade do ar em ambientes fechados e o seu impacto na saúde das pessoas. O cenário de ar seco e poluído impacta direto na saúde, pois, levam as pessoas ficarem mais tempos em ambientes fechados, aumentando o risco de contaminação de doenças transmitidas pelo ar. Além disso, muitos ambientes usam a ventilação natural, principalmente janelas abertas, como forma de renovação do ar.

E, com as altas temperaturas, essas janelas são fechadas, deixando os ambientes com ar saturado, fator que tem elevado o número de pacientes nos hospitais, em especial crianças que podem apresentar doenças respiratórias como a rinite, por exemplo.


Doença respiratória

A rinite é uma doença respiratória não transmissível e que atinge cerca de 30% dos adolescentes, de acordo com dados do ISAAC (Estudo Internacional de Asma e Alergias na Infância). Segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) a rinite alérgica é mais comum e atinge cerca de 26% das crianças. Os sintomas da rinite são coceira frequente no nariz e/ou nos olhos, espirros seguidos (principalmente pela manhã e à noite), coriza (nariz escorrendo) frequente e obstrução nasal. Esses sintomas são frequentes sem a presença de resfriados.

De acordo com os especialistas da ASBAI, o tempo seco ajuda o muco habitual das vias aéreas a ficar mais espesso, desidratado e, com isso, os irritantes e alérgenos em geral ficam mais tempo na mucosa. Isso pode levar um ciclo de respostas - com sintomatologia alérgica mais robusta. Além disso, o muco espesso facilita as infecções por vírus e bactérias que se aproveitam desse ambiente para proliferar.


Benefícios do umidificador

Para garantir uma melhor qualidade do ar em ambientes fechados neste período, os sistemas de climatização usados em conjunto com um umidificador de ar apresentam o benefício de filtragem da poluição externa, com garantias de conforte térmico e segurança a saúde das pessoas. Vale destacar o equipamento de ar-condicionado deve estar com sua manutenção em dia, e o umidificador de ar abastecido com água fervida para eliminar microrganismos.


Cuide do ambiente

Para melhorar a qualidade de vida, especialmente nos períodos em que a umidade do ar está baixa, é de extrema importância se prevenir para preservar a saúde. Veja dicas:

- Para limpar a casa, prefira panos úmidos; (evite vassouras)

- Antes de dormir, coloque toalhas molhadas, vaporizadores ou recipientes com água nos quartos;

- Evite ambientes fechados ou com ar condicionado por tempo prolongado;

- Tente manter a casa sempre limpa e arejada;

- Sempre ligue os ventiladores para cima, assim não levantam a poeira;

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais