Cidadeverde.com

Relógio biológico: descubra qual é o seu e ajuste sua rotina

Imprimir

Foto: Freepik

 

Fosse um desafio linguístico, desvendar a palavra cronotipo não seria a tarefa mais difícil. O termo vem do grego: crono é a variação de khrónos, o tempo cronológico; e tipo, de typos, que faz referência à tinta. Numa leitura livre, o cronotipo de cada pessoa corresponde à escrita do tempo individual, ou, a maneira como cada um se adapta às 24 horas do dia.  

Segundo a ciência é o cronotipo que explica a facilidade que determinadas pessoas têm para acordar muito cedo e serem produtivas ao extremo logo nas primeiras horas do dia, enquanto outras não conseguem, sequer, formular um pensamento lógico assim que saem da cama. Segundo o Instituto Internacional de Melatonina (IiMEL), da Universidade de Granada, na Espanha, a sincronização do ritmo circadiano é dividida em três classificações:  

-Matutino: em geral, pessoas que dormem entre as 22h e 6h. Têm o pico da produção de melatonina antes da meia-noite. São aqueles indivíduos que pulam da cama e já estão super produtivos. 

-Intermediário: dormem, geralmente, entre 00h e 8h. O pico de melatonina é registrado por volta das 3h da manhã. Segundo o liMEL, metade da população se enquadra nesse perfil. 

-Vespertino: noturnos, dormem de madrugada, às 3h e acordam só às 11h. A melatonina atinge o auge de liberação por volta das 6h. Para eles, o descanso precisa ser prolongado.  

A responsável por essa liberação da melatonina é a glândula pineal, que fica no centro do cérebro. O pico ocorre a cada 24 horas e zera a contagem interna do organismo para um novo dia.  


Ajustar é preciso  

Embora o perfil de cada indivíduo seja diferente, o corpo humano foi programado num “sistema padrão” e alguns fatores – justamente como a hora de ir para a cama – podem prejudicar o ciclo circadiano. 

Outros pontos que podem interferir no relógio biológico são o horário de trabalho em turnos ou horas predominantemente noturnas, refeições pesadas no final do dia, fazer viagem que envolve mudanças de fuso horário e até mesmo o início ou término do horário de verão.  

Isso leva ao aparecimento de sintomas como cansaço, perda de concentração, dor de cabeça, irritabilidade, entre outros”, pontua a médica psiquiatra Laís Cesar. 

Por isso, a orientação é ajustar a rotina de forma a otimizar o pico de produtividade, sincronizando o ciclo circadiano. Evitar dormir tão tarde é o caminho para não prejudicar o período da manhã – janela temporal em que a exposição aos raios solares auxilia na marcação do ritmo biológico, ajudando a estabelecer um padrão de sono saudável.  

“Nos conhecer em nossas potências e funcionalidades, nos acolher nas nossas individualidades e nos adaptar ao que nossa natureza orquestra é um passo lindo para potencializar nossa saúde e desempenho físico e mental”, conclui a especialista.


Bom lembrar  

A ciência classifica a tendência de dormir em horários específicos em três categorias. Os chamados cronotipos incluem os indivíduos que se sentem mais dispostos pela manhã, pela tarde ou à noite. 

A explicação da motivação em determinados períodos do dia está ligada à liberação de melatonina, marcada por picos que variam conforme o organismo de cada grupo. 

Embora os marcos de produtividade ocorram em janelas temporais distintas, o ciclo circadiano que divide o funcionamento do corpo ao longo das 24 horas tem gatilhos hormonais que independem desse timming. Por isso, o ideal é ajustar a sua rotina a partir da identificação desse padrão a fim de otimizar sua performance.

 


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais