Cidadeverde.com

PROCON e Ouvidoria realizam ações em municípios da região de Barro Duro

Imprimir

Foto: MPPI

O PROCON Itinerante e a Ouvidoria do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) estiveram nos municípios de São Félix, Passagem Franca, São Miguel da Baixa Grande e Barro Duro de 31 de julho a 4 de agosto. Nesse período, foram registradas 76 reclamações no Procon e realizados 56 atendimentos pela Ouvidoria, entre pedidos de informações e demandas diversas, que foram encaminhadas aos órgãos de execução responsáveis.

Um destaque desse PROCON Itinerante foi a procura para negociar débitos, principalmente com empréstimos e cartão de crédito. A procura foi motivada pelo Mutirão de Negociação de Dívidas da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), que iniciou no dia 24 de julho e segue até 11 de agosto.

Essa negociação será intermediada pelos órgãos de Defesa do Consumidor, como PROCON, Defensoria Pública, Consumidor.gov.br, entre outras instituições. A campanha tem como foco a prevenção e o tratamento contra o super endividamento e busca a garantia de direitos para o consumidor. Além disso, o mutirão inclui dívidas com bancos, principal motivo da ação, mas o consumidor também pode negociar com outros prestadores de serviços, como água, energia e telefonia, negociando seus débitos em condições especiais.

No dia 3 de agosto, a equipe do PROCON Itinerante foi recepcionada em Barro Duro pelo promotor de Justiça Ari Martins, que agradeceu ao PROCON pelo serviço prestado aos consumidores das quatro cidades contempladas nessa edição, e ressaltou a importância do evento para a população consumerista.

“Receber os serviços itinerantes do Ministério Público, através do Procon e da Ouvidoria, na Comarca de Barro Duro, que abrange seis municípios, foi uma extraordinária oportunidade de estreitar ainda mais os laços com a sociedade local e receber a todos, indistintamente”, disse o promotor.

Também foram realizadas três palestras, ao longo da edição: “Fraudes nos Empréstimos Consignados”, ministrada pela coordenadora do Procon Itinerante, Sheyla Albuquerque, para a população idosa de São Félix e de Barro Duro; e “Canais de Resolução de Conflitos”, conduzida pelo servidor do MPPI Antônio Ítalo Ribeiro Lima.

A população dos municípios também recebeu atendimento da Ouvidoria Itinerante do MPPI, que tem o propósito de chegar mais perto da comunidade, para que a população tenha conhecimento dos seus direitos. Durante a semana, assessora Ministerial, Izaura Veloso da Silva Neta, integrante da Ouvidoria do MPPI, atendeu a população que reside nessas cidades e regiões próximas.

Fonte: MPPI

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais