Cidadeverde.com

É ansioso demais? Especialista orienta 5 cuidados simples que ajudam a controlar

Imprimir

 

Foto: Freepik

 

A ansiedade é um dos principais problemas de saúde mental da atualidade, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), de 2017, 26,8% dos brasileiros têm diagnóstico de ansiedade, sendo 31,6% em jovens entre 18 e 24 anos.

De acordo com o psiquiatra especialista em ansiedade, Flávio Nascimento, alguns cuidados tomados pelo paciente podem ajudar a reduzir o impacto da ansiedade. “O tratamento profissional é fundamental para cuidar corretamente da condição e evitar pioras, no entanto, existem alguns cuidados simples que podem ajudar bastante no controle da condição”. 


Veja 5 cuidados simples que ajudam a controlar a ansiedade
 

1 - Distraia seus pensamentos

“Existem determinados pensamentos, que variam de acordo com as particularidades de cada caso, que estimulam a ansiedade, por isso, saber controlar esses pensamentos e alterá-los quando necessário, mudar seu foco para outras atividades é importante para evitar crises de ansiedade”, explica o especialista.

 

2 - Água fria

“Beber um copo de água ou tomar um banho com água fria pode ajudar a acionar neurotransmissores relacionados ao bem estar que podem aliviar os sintomas de crises de ansiedade”, conta.


3 - Exercícios físicos

“A prática regular de exercícios libera endorfina, um neurotransmissor que melhora o humor e reduz a ansiedade, proporcionando uma sensação de bem-estar, possibilitando um melhor controle da ansiedade”, revela Flávio. 


4 - Respiração

“A respiração é uma poderosa ferramenta contra a ansiedade pois permite o controle dos sintomas físicos, como sudorese, coração acelerado e estresse, gerando uma sensação de relaxamento, sempre inspire pelo nariz e expire pela boca lentamente, sinta seu corpo durante cada respiração”, ressalta o psiquiatra.


05 - Sono

“Manter uma boa higiene do sono e regularidade é essencial, dormir oito horas por dia, evitar dormir apenas de madrugada e evitar interrupções, opte sempre por dormir em um quarto totalmente escuro, bons hábitos de sono ajudam a controlar melhor o humor, estresse e ansiedade”, finaliza Flávio Nascimento.


Vale lembrar que, se você se sente ansioso demais, a primeira mudança é pedir ajuda. Procure um especialista (psicólogo ou psiquiatra) que poderá ajudar e aumentar o seu bem-estar e manter sua saúde mental.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais