Cidadeverde.com

De vilão a aliado: carboidrato contribui para a saúde; entenda

Imprimir

 

Foto: Freepik

 

Os carboidratos são fundamentais para a obtenção de energia e na promoção de um desempenho físico e mental de qualidade. Muitas vezes considerado o vilão das dietas, ele na verdade pode ser um ótimo aliado para conquistar objetivos diferentes, sejam eles realizar um exercício físico de alto impacto ou até mesmo emagrecer.  

Para se ter uma ideia, de acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é recomendado o consumo de no mínimo 40% desta importante fonte de energia diariamente. A falta de informação e as famosas dietas “zero carbo” deram ao carboidrato o título de vilão da alimentação saudável e do emagrecimento. Entretanto, assim como proteínas e gorduras, essenciais para uma dieta equilibrada, ele também precisa ser consumido diariamente para um bom funcionamento do corpo. 

Segundo a nutricionista Isabela Xavier, os nutrientes com maior densidade calórica por grama não são os carboidratos e sim os lipídios, também conhecidos como gorduras. Cada 1 grama de lipídios possui 9 kcal, enquanto proteínas e carboidratos possuem 4 kcal por grama.

"A boa dieta é aquela pautada no equilíbrio e a que cabe em cada realidade. Ao desvendar mitos e compreender a importância do carboidrato no metabolismo e desempenho energético do corpo, podemos aproveitar seus benefícios para manter uma alimentação saudável. Quebrar preconceitos em relação aos carboidratos nos ajuda a potencializar nossa energia e bem-estar, tornando a alimentação uma aliada para alcançar objetivos", comenta a especialista.

Uma das mais importantes fontes de energia, a ausência de carboidratos pode gerar alguns sintomas desagradáveis como cansaço, tontura, dor de cabeça, enjoo, fraqueza, falta de ar e baixar a imunidade. Para atletas de alta performance, a adequada reposição de carboidratos pré, durante e pós-treino é fundamental para restabelecer os estoques de glicogênio muscular e promover uma recuperação mais eficaz. Isso porque são esses nutrientes que desempenham um papel essencial na recuperação muscular após atividades físicas intensas.

Além disso, é importante ressaltar que a escolha de carboidratos de qualidade na dieta diária pode auxiliar no controle do peso e na manutenção de uma composição corporal saudável. Optar por carboidratos integrais e de origem natural, como os presentes em frutas, vegetais, grãos, cereais e sementes, proporcionando uma liberação mais lenta de glicose no sangue e evitando picos de açúcar no organismo. 

"Os carboidratos proporcionam uma série de benefícios para o corpo humano. Além de contribuírem com a concentração e o bom funcionamento do organismo, eles desempenham um papel fundamental no ganho e manutenção de massa muscular, sendo de grande ajuda para a realização de atividades físicas, especialmente aquelas que demandam força e de longa duração", conclui.

 


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais