Cidadeverde.com

Síndrome do Impostor: aprenda como identificar e como reverter esse problema

Imprimir

 

Foto: Pixabay

 

A síndrome do impostor é um fenômeno bastante comum e que afeta muitas pessoas, independentemente da sua posição social, experiência profissional ou grau de especialização. Trata-se da tendência de sentir que não se é tão competente profissionalmente quanto a experiência, treinamento, prêmios ou opinião de outras pessoas sugerem. Essa sensação de fraude pode ser bastante debilitante e limitar o crescimento pessoal e profissional.
 
O tema está sendo cada vez mais discutido. E para somar ao assunto, um artigo publicado na Frontiers in Psychology destacou algumas características-chave de personalidade associadas à síndrome do impostor. Embora a definição seja geralmente aplicada de forma restrita à inteligência e realização, ela tem ligações com o perfeccionismo e o contexto social.
 
De acordo com a terapeuta Madalena Feliciano, essa síndrome é caracterizada pela sensação de ser um impostor, constantemente temendo ser revelado como uma fraude e acreditando não pertencer ao lugar onde se encontra, como se tivesse chegado lá apenas por pura sorte. Essa experiência pode afetar qualquer indivíduo, independentemente de sua posição social, experiência profissional, nível de habilidade ou grau de especialização. 
 

CARACTERÍSTICAS - SAIBA COMO IDENTIFICAR
 
- Baixa autoestima: Indivíduos com síndrome do impostor tendem a ter uma visão negativa de si mesmos e a duvidar de suas habilidades e conquistas.
 
- Alto grau de neuroticismo: Pessoas com síndrome do impostor são mais propensas a experimentar altos níveis de ansiedade, preocupação e autocrítica.
 
- Atribuição de sucessos à fatores externos e falhas a fatores internos: Aqueles que sofrem da síndrome do impostor tendem a atribuir seus sucessos a fatores como sorte, acaso ou ajuda externa, enquanto atribuem suas falhas a falta de inteligência, capacidade ou talento pessoal.
 
- Autodúvida exagerada: Sentimentos de insegurança e dúvida são comuns entre as pessoas com síndrome do impostor, mesmo quando são bem-sucedidas em suas atividades.
 
- Tendência à procrastinação: A síndrome do impostor pode levar ao adiamento de tarefas ou à evitação de desafios, pois o medo de falhar ou ser exposto como uma fraude é intenso.
 
- Sensação de falsidade ou isolamento de si mesmo: As pessoas com síndrome do impostor podem sentir que estão enganando os outros ou que são diferentes dos demais, o que pode levar ao isolamento social ou profissional.
 
- Divergência de auto-outro: Indivíduos com síndrome do impostor geralmente acreditam que as expectativas dos outros em relação às suas habilidades são muito altas, enquanto subestimam suas próprias capacidades.
 
- Necessidade de ser bem-sucedido e alcançar algo significativo: Uma pressão interna para alcançar metas elevadas e se destacar constantemente pode contribuir para a síndrome do impostor.
 
- Valorização excessiva da simpatia alheia: A opinião e a aprovação dos outros têm um peso significativo para as pessoas com síndrome do impostor, o que pode levar a uma busca constante por validação externa.

 
Essas características retratam o perfil complexo de uma pessoa que sofre da síndrome do impostor. Embora possam ter uma visão realista de suas habilidades e limitações, a autodúvida e a insegurança podem prejudicar sua autoconfiança e impedir seu crescimento pessoal e profissional. Conhecer essas características é o primeiro passo para entender melhor a síndrome do impostor e buscar estratégias eficazes para lidar com ela.
 
"Lembre-se de que superar a síndrome do impostor é um processo gradual e contínuo. Seja gentil consigo mesmo e tenha paciência. Com o tempo e esforço, é possível desenvolver uma maior confiança em si mesmo e aproveitar plenamente suas habilidades e conquistas. Busque apoio profissional", finaliza o profissional.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais