Cidadeverde.com

Entenda por que os amigos imaginários são importantes para as crianças

Imprimir

 

Foto: Freepik

 

É bastante comum que crianças desenvolvam amigos imaginários durante sua fase de desenvolvimento. Eles são personagens fictícios criados pela imaginação e podem desempenhar um papel importante na vida cotidiana da criança. Embora possam parecer irreais para os adultos, eles têm um significado especial para os pequenos e desempenham diversas funções em seu mundo emocional e social.

“No universo infantil, os amigos invisíveis são aqueles que as crianças criam na fantasia delas, o que além de saudável é muito importante para ajudá-las a lidar com algumas questões para as quais ainda não teriam repertório. São aspectos emocionais e sociais como, por exemplo, ter medo do escuro, de ficar sozinho, de não ter muitos amigos etc.”, explica Paula Pessoa Carvalho, psicóloga com formação em terapia analítico- comportamental infantil pelo Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento.


Confidentes para as crianças

Segundo Paula Pessoa Carvalho, o amigo imaginário é um aliado da criança para resolver aflições, sendo uma fonte de conforto, companhia e entretenimento, especialmente em momentos de solidão ou tédio. Além disso, a presença deles é mais provável entre filhos únicos, pois eles não têm com quem compartilhar as percepções da vida. “Quando há irmãos, eles têm um modelo, podem até brigar, mas aprendem juntos a resolver”, explica a psicóloga.


-Identificando se a relação é saudável

-Para ajudá-la a ponderar até que ponto o amiguinho invisível de seu filho faz bem para ele, atenção aos sinais que a psicóloga aponta:

-Ele fala o tempo todo no amigo invisível? Não consegue estabelecer outras relações?

-Na escola, briga o tempo todo?

-Empresta seu brinquedo apenas para ter o amiguinho real por perto?


Como os adultos devem agir

Embora seja normal e saudável que crianças tenham amigos imaginários, é importante que os adultos compreendam e respeitem essa fase de desenvolvimento. Por isso, é fundamental não desvalorizar ou ridicularizar, pois isso pode inibir a imaginação da criança e minar sua confiança emocional. “Não renegue o amigo imaginário, participe dessa relação e procure saber mais sobre ele”, recomenda a especialista.


Até quando dura essa amizade

À medida que as crianças crescem e amadurecem, é comum que os amigos imaginários desapareçam naturalmente. Além disso, são saudáveis desde que tenham uma participação confortante na vida das crianças até os 8 anos

“Se ao entrar na pré-adolescência, a criança continuar com o amigo, é porque está com dificuldade de viver a realidade. Então, é recomendável procurar um profissional que a ajude a desenvolver repertório e não precise mais da fantasia para resolver os medos, as frustrações, as noções de limite e as demais adversidades do dia a dia”, salienta Paula Pessoa Carvalho.

 


Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais