Cidadeverde.com

Criança com doença rara volta para casa após três anos internada

Imprimir

Foto: divulgação Sesapi

A história da família de Benjamin Sousa dos Santos, de três anos, ganhou um capítulo feliz e que era aguardado há muito tempo. Desde os três meses de vida, Benjamin estava internado na Unidade de Cuidados Especiais do Hospital Infantil Lucídio Portella (Hilp). Na última quarta-feira (9), ele passou a morar em casa junto com a família, na cidade de Timon, no Maranhão. 

Graças a uma parceria do Governo do Estado com o Ministério Público, Benjamin terá o tratamento domiciliar com todos os equipamentos e assistência garantidos pelo plano de saúde.

"Benjamin é portador de Atrofia Muscular Espinhal (AME), doença degenerativa que afeta a locomoção e funções vitais do corpo, como respirar e comer", explica a pediatra Lorena Mesquita.   

Foto: divulgação Sesapi

Segundo o diretor do HILP, Ribamar Bandeira, a desospitalização de Benjamin era cogitada há pelo menos um ano pela equipe do hospital. “Esse processo é uma das estratégias de maior complexidade dentro da Saúde. Apesar da humanização no ambiente hospitalar, devolver o paciente para a família é o desejo de qualquer equipe. Ficamos muito felizes em proporcionar isso ao Benjamin e sua família”, comentou.

De acordo com o superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, a criança continuará sendo acompanhada por uma equipe multiprofissional, que inclui médico, enfermeira, nutricionista, fisioterapeuta, dentre outros. 

“As visitas serão  semanais e Benjamin receberá em casa, por outros profissionais, os mesmos cuidados que eram oferecidos no Hospital Infantil”, disse.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais