Cidadeverde.com

Comissão de Saúde aprova descentralização dos serviços do Lacen

Imprimir

A Comissão Intergestora Bipartite (CIB), constituída paritariamente por representantes da Secretaria Estadual de Saúde e das Secretarias Municipais de Saúde, indicados pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), aprovou nesta terça-feira (15), a descentralização do Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen).  Através dessa iniciativa serão investidos R$ 3 milhões para realizar as adaptações necessárias e aquisição de novos equipamentos para as unidades que estarão vinculadas ao Lacen.

Presidente do Cosems, Leopoldina Cipriano, explicou que a descentralização dos serviços vai possibilitar maior agilidade na divulgação dos resultados.

"Nós finalizamos mais uma reunião, um momento importante, onde o Lacen apresentou a proposta de descentralização para todas as regiões do Piauí. A cidade de Picos está sendo contemplada com a expansão do Lacen em que vai melhorar a qualidade do serviço ofertado para a população dos municípios desta região, tendo em vista que as coletas serão analisadas nessas áreas, agilizando o processo de devolução dos resultados", explicou. 

No Lacen são realizados testes de água, arboviroses, tuberculose, teste do pezinho, entre outras análises. A descentralização vai contemplar os municípios de Floriano, Picos, Bom Jesus e Parnaíba.

 

Paula Monize

paulamonize@cidadeverde

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais