Cidadeverde.com

Presidente do TCE orienta o que é ser um bom gestor em tempos de crise financeira

Imprimir

O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), Kennedy Barros, analisou as dificuldades que diversas prefeituras piauienses estão tendo para controlar as finanças. Em entrevista à TV Cidade Verde nesta quinta-feira (17), o conselheiro afirmou reconheceu a escassez de recursos, mas pontuou que os gestores precisam priorizar os gastos públicos. 

“Na realidade você tem muitos problemas e recursos de menos. Qual é o gestor que vai se destacar? É o que consegue com pouco fazer muito. Não vai ter recursos para fazer o que você gostaria de fazer ou a população vai pedir, vai ter recurso para muitos problemas, ou seja, os recursos são insignificantes comparados aos volumosos problemas”, disse o presidente do TCE-PI. 

Um recente levantamento divulgado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) mostra um cenário de crise em prefeituras de todo o país. Só no Piauí, 90 municípios registraram déficit primário nos seis primeiros meses de 2023 e estão com as contas no vermelho, ou seja, gastaram mais do que arrecadaram. Por conta disso, a entidade realizou uma mobilização em Brasília para discutir o assunto. 

Na avaliação de Kennedy Barros, o problema passa pela dificuldade de arrecadação de pequenos municípios e poderia ser amenizado se o pacto federativo diminuísse as desigualdades sociais.  “As realidades dos municípios do Brasil são bem diferentes. Em um município do interior de São Paulo o nível de captação de recursos comparado a um do  estado do Piauí é bem diferente, por isso orientamos bem o gestor para que otimizem os seus recursos”, argumentou.

Apesar disso, o presidente do TCE-PI frisou que os prefeitos precisam otimizar os gastos frente às muitas obrigações da gestão pública. “O bom gestor é aquele que consegue numa linha de priorização, ouvindo a comunidade, escolher uma política pública dentro de tantas dificuldades. É otimizando os recursos, esse é o grande desafio”, frisou. 

Simpósio

Comemorando 124 anos, o TCE-PI realiza entre os dias 21 e 25 de agosto a 1ª Conferência “Diálogos com o Futuro”. O evento, que está com inscrições abertas e com certificação, vai reunir profissionais, estudantes e administradores em um ciclo de discussões das mais pertinentes para a sociedade.

“O que nós buscamos é que esse simpósio de fato entre na vida cultural do estado. Todo ano vai ter esse simpósio, inspirado na semana jurídica do do Tribunal de Contas de São Paulo, que no meu entender é um dos grandes eventos do controle externo. Uma oportunidade de interação com a sociedade”, concluiu o presidente do TCE-PI. 


Breno Moreno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais