Cidadeverde.com

Especial discute criação de novos pontos turísticos no Centro de Teresina

Imprimir

Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com

Dar vida ao Centro de Teresina. Essa foi a tônica das discussões no último dia do especial da TV Cidade Verde, em comemoração aos 171 anos da capital do Piauí. A construção de casas, o funcionamento do comércio à noite, a ocupação de praças e revitalização do cais do Rio Parnaíba estão entre as propostas debatidas para o repovoamento da região. 

O arquiteto Júlio Medeiros cita um dado curioso sobre a orla do Rio Parnaíba, em Teresina. Com um total de 77 km de extensão, a faixa de terra é superior a do litoral do Piauí que tem 66 km. Ele defende a ocupação de espaços públicos para aumentar a movimentação de pessoas no Centro durante a noite. 

"Até às 17h, o Centro é vivo, depois dispersa todo aquele movimento, sendo que o centro tem toda a cultura do Piauí, como o Theatro 04 de Setembro, o Museu do Piauí, entre outros. Além disso tem algo que a gente não vê que é o Rio Parnaíba. Se criamos um cais seguro, com gente morando perto, com programação cultural, temos tudo. O Centro abandonado é um potencial grande que é perdido", alerta o arquiteto.

Uma das ideias apresentadas pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) é a construção edificações de uso misto, ou seja, que integrem habitação e comércio.

"Precisamos trazer as pessoas para o centro. 240 mil pessoas trabalham no Centro e essa população é flutuante, ela vai e volta, e nisso acabam perdendo algo que não se compra que é o tempo [...]", pontua Guilherme Fontes, presidente do Sinduscon.

Já Roncalli Filho, superintendente da Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (Saad) Centro, destacou os investimentos da Prefeitura de Teresina na região central da cidade. 

"Podemos citar investimentos em mais de R$ 50 milhões em obras estruturantes em pontos históricos. A segunda e a terceira etapa do Mercado Central, a construção do Museu da Imagem e do Som, a revitalização do centro onde foram feitos 23 quarteirões totalmente acessíveis com calçadas largas, iluminação em led, reforma da praça de alimentação do Shopping da Cidade, a praça da Bandeira que está em obras", destacou Roncalli que anunciou melhorias no Troca-Troca. 


Da Redação 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais