Cidadeverde.com

Picos Pro Race entra no ranking internacional de ciclismo 2024

Imprimir

Foto: Ascom PPR

 

A maior prova de mountain bike do Norte e Nordeste agora entra oficialmente no calendário das provas internacionais. A Picos Pro Race integra a lista de provas que valem pontos no ranking da Union Cycliste Internationale (UCI). A novidade foi anunciada pela organização do evento, que informou ainda que, a edição 2024 da competição terá como tema PPR Mundo. Com isso, a Picos Pro Race se torna a primeira prova genuinamente nordestina a entrar no ranking da UCI. 

“Desde quando iniciamos a Picos Pro Race, tínhamos a pretensão de transformar a nossa prova em uma competição de nível internacional. Trabalhamos intensamente para isso. Melhorando cada vez mais a estrutura para os nossos atletas e buscando as parcerias necessárias para que pudéssemos chegar lá. Esse é um marco histórico para a Picos Pro Race, para o ciclismo, para o esporte e para o Piauí de forma geral. Estamos colocando o Piauí na rota do ciclismo internacional”, comemora Daniel Freitas, mentor e organizador da prova. 

Com a entrada da Picos Pro Race no calendário da UCI, abrirá ainda mais a participação de atletas vindos de outros países para participar da prova no Piauí. “As últimas edições da Picos Pro Race já tivemos atletas internacionais participando. Agora, abrirá oportunidades ainda maiores já que a nossa prova agora vale pontos no ranking da UCI. Ou seja, mais do que participar da prova, eles poderão pontuar”, explica Daniel. 

A UCI é uma associação internacional que reúne as federações nacionais de ciclismo. Daniel Freitas destaca que a presença da Picos Pro Race no calendário de provas da UCI reforça um momento importante que o evento vem passando nos últimos anos. 

“Já éramos a maior prova de mountain bike do Norte e Nordeste, tivemos um aumento significativo de participação nos últimos anos, entramos no calendário de eventos esportivos do Ministério do Turismo e, agora, com nossa entrada no calendário da UCI, temos certeza que vamos atrair ainda mais pessoas para Picos impulsionando o turismo e o desenvolvimento social e econômico de toda a nossa região. Estamos muito felizes por isso”, comenta. 

Em 2023, a Picos Pro Race levou mais de 1mil atletas para as trilhas do sertão piauiense em dois dias de prova. Além da competição, a Picos Pro Race envolveu ainda feira gastronômica, feira geek, stand com comercialização e exposição de produtos voltados para o mundo esportivo e atrações culturais e musicais.

 


Da redação 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais