Cidadeverde.com
Geral

Piauí cria canal para denúncias de incêndios florestais e queimadas ilegais

Imprimir

Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) lançou um canal de comunicação oficial para denúncias de fogo descontrolado e queimadas ilegais praticadas em todo o estado. O WhatsApp (86) 9 9421 6693 está disponível 24 horas e é mais uma ferramenta que se soma aos demais canais, de outros órgãos competentes, como o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar. 

O lançamento do canal oficial de comunicação ocorre um dia após o monitoramento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) listar sete municípios piauienses com as maiores temperaturas do país. 

O diretor de Fiscalização da Semarh, major Dênio Marinho, destaca que esse será mais um canal importante, uma vez que, no segundo semestre do ano, o estado passa a sofrer com a prática frequente de queimadas ilegais, que causa vários prejuízos ambientais, econômicos e sérios riscos à segurança à população. 

O canal tem como objetivo melhorar e agilizar o monitoramento das queimadas ilegais em todo o estado, bem como prevenir e combater de modo mais eficaz a ocorrência de incêndios florestais. A iniciativa é integrada ao Plano de Ações da pasta para a Prevenção e Controle de Queimadas no Piauí, apresentado no dia 31 de julho de 2023, sendo relacionada a um dos compromissos que integram o eixo Piauí no Clima, do programa de compromissos da Semarh, o ECO Piauí.

A climatologista Sara Cardoso destaca que o Piauí passa por uma onda de calor que deve se estender até o dia 28 de agosto. 

 

Graciane Araújo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais