Cidadeverde.com

Adolescente de 14 anos mata irmão com tiro de espingarda em Palmeirais

Imprimir

Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com

Atualizada às 17h30

O adolescente de 14 anos que atirou e matou o próprio irmão de 16 anos foi levado à Central de Flagrantes para prestar depoimento no início da tarde desta quarta-feira (23). O crime teria sido cometido para defender a própria irmã, uma criança de 12 anos, que também foi ferida no braço. Ao ser localizado pela Polícia Militar, ele chorou, demonstrou preocupação com a mãe e disse que não queria matar o irmão. 

"Matou pra defender a irmã que estava sendo enforcada. Após o tiro, ele saiu correndo assustado e o localizamos em um posto de saúde. Estava desesperado, preocupado com a mãe e com o irmão. Matou pra defender a irmã. Ele disse que se não atirasse, o irmão ia matar a irmã. Ele chorava muito", contou cabo Fábio Santos.

Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com

O Cidadeverde.com apurou que o jovem que morreu tinha histórico de agressão. Ele foi alvejado no peito direito.

"Foi uma briga corriqueira. A menina falou que estava fazendo a comida e ele começou a agredir ela do nada. O outro irmão viu aquela cena, dele enforcando a irmã, pegou a arma e atirou. Ele era violento, ao que parece usava drogas, e já investiu até contra a própria mãe", contou o investigador Peruano, da Polícia Civil de Palmeirais. 

Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com

Por volta de 13h30, o adolescente foi levado à Central de Flagrantes para prestar depoimento e foi liberado. Ele era considerado um bom garoto, inclusive, um dos melhores da sala de aula. A irmã de 12 anos e a mãe também compareceram à delegacia, bem como o Conselho Tutelar. 

De acordo com a Polícia Civil, as circunstâncias do caso apontam para legítima defesa. No momento do disparo, os irmãos estavam sozinhos em casa. A mãe havia saído para trabalhar e levado os outros três filhos. Sobre o pai- que já foi preso algumas vezes pelo crime de furto- não há informações. 


PAIS DEVEM SER RESPONSABILIZADOS

Foto: PM-PI

O agente da Polícia Civil informou que os pais devem ser responsabilizados, uma vez que na residência havia duas espingardas municiadas.

"O próprio pai comprou pra deixar lá e disse que era pra caçar. Mas isso não pode! deixar duas armas de fogo carregadas e só com crianças em casa. É uma responsabilidade", explica Peruano. 

Após prestar depoimento, o adolescente e a irmã serão levados para fazer exame de corpo de delito.

Foto: PM-PI

Publicada às 12h30

Um adolescente de 14 anos matou o próprio irmão com um tiro de espingarda na manhã dessa quarta-feira (23) no povoado Matinha, no município de Palmeirais, a 122 km de Teresina. Ele teria atirado para defender a irmã.

Segundo a Polícia Militar, o caso ocorreu por volta das 9h30, após um desentendimento entre os três irmãos que estavam na residência, sem a presença dos pais. O irmão de 14 anos e a menina de 12 anos relataram para a polícia que o adolescente que morreu estava sendo agressivo.

“A princípio recebemos uma informação que tinha uma pessoa baleada na Matinha. Constatamos que foi uma confusão entre os três irmãos. O de 14 anos disse que viu o de 16 anos agredindo a irmã de 12 anos, e então ele efetuou um disparo de arma de fogo para defender a irmã”, disse o cabo Fábio, da PM de Palmeirais.

Após o crime, a polícia foi acionada e já encontrou a vítima morta. “Uma enfermeira que é da região tentou fazer os primeiros socorros, mas ele acabou morrendo lá mesmo. Então acionamos o Conselho Tutelar, a perícia e o IML, e também isolamos o local”, informou.

Após o crime o adolescente de 14 anos chegou a fugir, mas foi localizado em frente a um posto de saúde. “Ele fugiu, mas foi encontrado sentado em frente a um posto de saúde, e parecia bastante abalado. Foi apreendido e será levado para a Central deflagrantes de Teresina”, explicou o cabo Fábio.

A Polícia Civil vai ficar responsável pela investigação.

 

Bárbara Rodrigues e Graciane Araújo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais