Cidadeverde.com

Vida de Mestre Dezinho é contada em história em quadrinhos

Imprimir

Foto: Reprodução

A vida do artesão José Alves de Oliveira, o Mestre Dezinho, que em 2022 foi declarado como patrono da Arte Santeira do Piauí, está sendo contada em uma história em quadrinhos que está sendo produzida pelo cartunista Jota A (arte) e o jornalista Marcelo Costa (roteiro).

A HQ é baseada no livro Minha Vida (Prodart, 1999), onde o próprio Mestre Dezinho relata sua trajetória. Nesta obra, o professor e escritor Cineas Santos teve participação, como ele diz, “retirando apenas alguns ciscos” para preservar a originalidade das falas. “O que se publica aqui não é uma ‘versão’ daquilo que Dezinho gostaria de ter dito; é efetivamente o que ele disse”, conta o professor na apresentação do livro.

“Encontramos esse livro durante a nossa pesquisa para esse trabalho e chegamos à conclusão de que ninguém melhor para a sua história do que o próprio artista”, lembra Marcelo Costa.

A vida

Desde pequeno a vida de Mestre Dezinho foi de muito trabalho, tendo que abandonar os estudos muito cedo para ajudar o pai na roça, e logo depois com o ofício de marceneiro. Seus primeiros envolvimentos com a madeira foi justamente na construção e consertos de móveis e outras peças. Habilidade essa que no futuro o transformaria no precursor da arte santeira no Piauí, produzindo belíssimas peças, que conquistaram o mundo em exposições ou em casas de colecionadores.

Também durante essa trajetória teve muita luta. Enfrentou seca, vício na bebida e doença, mas sua honestidade e resignação fizeram com se mantive firme no seu caminho. Tudo isso está sendo contato neste trabalho que para se tornar real, para chegar até os leitores, ainda precisa de apoio. O projeto está no site de financiamento coletivo chamado Catarse. Para apoiar basta acessar esse LINK.

Os autores

JOTA A nasceu em Coelho Neto (MA) em 1969, é cartunista, jornalista-ilustrador, artista plástico, designer gráfico e xilógrafo. Graduado em Educação Artística pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) desde 2014. É um dos chargistas mais premiados em salões de humor e artes plásticas no Brasil, Turquia e Portugal. Possui cerca de 170 prêmios em salões de humor e 3 em concurso de artes plásticas.

MARCELO COSTA é graduado em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal do Piauí (Ufpi) desde de 1996. Atuou na área de jornalismo impresso, assessoria de comunicação e web jornalismo. Já trabalhou como repórter e editor em diversas editorias, entre elas Política, Cidades e Cultura.

Conquistou prêmios de jornalismo no Estado na área de combate às drogas, trânsito sustentável e leis trabalhistas. Também editor de livros de humor, histórias em quadrinhos e desenvolve um trabalho na área de produção cultural.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais