Cidadeverde.com

Draco realiza operação contra atuação de facções criminosas em presídios do Piauí

Imprimir
  • WhatsApp_Image_2023-08-24_at_06_14_52.jpeg Ascom
  • WhatsApp_Image_2023-08-24_at_06_40_10.jpeg Ascom
  • WhatsApp_Image_2023-08-24_at_06_39_13.jpeg Ascom
  • WhatsApp_Image_2023-08-24_at_06_14_54.jpeg Ascom
  • WhatsApp_Image_2023-08-24_at_06_40_09.jpeg Ascom
  • WhatsApp_Image_2023-08-24_at_06_39_12.jpeg Ascom

O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), em conjunto com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) realizou na manhã desta quinta-feira (24), a "Operação Prevenção", com o objetivo de dar cumprimento a 11 mandados de prisão preventiva contra pessoas privadas de liberdade que são membros de facções criminosas no estado.

Segundo a polícia, as prisões são decorrentes de um trabalho desenvolvido pelo Draco e pelo Serviço de Inteligência da Secretaria de Justiça do Piauí que visa à prevenção da atuação de facções criminosas dentro do sistema prisional. 

As ações estão ocorrendo na Penitenciária Major César, Penitenciária Irmão Guido, na Penitenciária Professor José Ribamar Leite, na Cadeia Pública de Altos e de Oeiras, além de monitorados por tornozeleiras eletrônicas.

Segundo o delegado Charles Pessoa, coordenador do Draco, a ação realizada hoje tem como objetivo prevenir a atuação de facções criminosas no sistema prisional. 

"O sistema presional piauiense está organizado, não temos celulares e outros artefatos de comunicação no regime fechado. E a ação de hoje vem garantir que ele continue assim livre da ação das facções criminosas", explicou o delegado Charles Pessoa. 

Fotos: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

A operação é resultado de uma investigação iniciada após uma inspeção de rotina realizada pela  Secretaria de Justiça este ano. Nesta operação um preso foi conduzido ao Draco, para prestar depoimento. 

"Dessa operação de rotina da Sejus se originou a nossa investigação. Investigando identificamos outros presos, do regime semi-aberto, envolvidos com organizações criminosas que hoje foram presos", afirmou o delegado.

Charles Pessoa explica que os presos que estão no sistema de progressão de pena, que foram alvos da operação de hoje, vão ter uma regressão em sua pena. "Os presos de hoje estão no sistema semi-aberto, monitorados por torneleira ou mesmo estavam em liberdade. Agora eles vão sofrer uma regressão na sua pena e voltar ao sistema fechado, onde não tem comunicação com as facções fora dos muros", salientou Charles Pessoa. 

Todos os presos na operação de hoje estão enquadrados no crime de organização criminosa.

O Draco informou que a população pode denunciar qualquer crime que tenha conhecimento pelo Whatsapp: (86) 99964-0647.

Ações no sistema prisional

Reginaldo Moreira, diretor da administração penitenciária, afirmou que a operação tem um carácter pedagógico e, também, reintera que o sistema prisional do Piauí é seguro. 

"Há alguns meses encontramos celulares numa vistoria de rotina na Penitenciária Major César. Esse aparelho foi entregue à Polícia Civil que extraiu dele as informações que basearam a operação de hoje", explicou o diretor da administração penitenciária. 

Ainda segundo o diretor, a apreensão de material ilícito é algo pontual e acontece somente na Colônia Agrícola Major César Oliveira. "É algo pontual da Major Cesar, é uma unidade vulnerável pela sua arquitetura e pela idade da edificação", pontuou. 

Para Reginaldo Moreira a quantidade de celulares apreendidas hoje pode ser considerada pequena, quando comparada a apreensões realizadas em outros períodos. "Hoje a Polícia Penal conta com total apoio da Sejus para realizar ações de vistoria no sistema prisional e isso tem mantido a ordem a segurança dentro do sistema prisional ", finaliza Reginaldo Moreira.

 

Bárbara Rodrigues e Adriana Magalhães
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais