Cidadeverde.com

Helicóptero é enviado ao sul do Piauí para o combate a incêndios

Imprimir

A Polícia Militar do Piauí, por meio do Comando de Aviação e Operações Aéreas (COPAer), enviou nesta quarta-feira (23), o helicóptero multimissão para dar apoio ao Corpo de Bombeiros no combate a queimadas na região de Canto do Buriti, no sul do estado.

De acordo com o coronel Gomes, gerente de Operações Aéreas da SSP, a aeronave atua no combate direto ao fogo com o sistema de “bambi bucket”, bolsa que coleta 540 litros de água e joga direto nas chamas. Além disso, o helicóptero pode ser usado no transporte de bombeiros e brigadistas para outros locais de difícil acesso.

“Uma outra maneira que a aeronave pode ser usada é no transporte de tropa de bombeiros e brigadistas para combater o incêndio naquele local, que pode ser distante, ou de difícil acesso. Levando a equipe para o combate terrestre”, completa.

Outro ponto destacado pelo coronel no emprego da aeronave nessas situações, é a visão estratégica do local utilizada pela tropa de maneira mais eficaz durante a atuação contra o fogo.

“Vou montar ali um contra fogo, para evitar que o incêndio se espalhe. São essas maneiras que a aeronave pode ser empregada devido sua versatilidade. A equipe se deslocou para lá para atender essa determinação e dar apoio aos bombeiros e defesa civil, por determinação do comandante-geral da PM, Scheiwann Lopes, afirmou Gomes.

O diretor de fiscalização da Semarh, Major Dênio Marinho, informa que a situação está sendo monitorada e, caso seja necessário, serão enviados mais agentes e reforços. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) também foi acionado para apoiar o trabalho.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais