Cidadeverde.com

Faustão teve prioridade na fila de espera por estado de saúde, diz ministério

Imprimir

Foto: Reprodução / Youtube

O Ministério da Saúde informou que o apresentador Fausto Silva, conhecido popularmente como Faustão, teve prioridade na fila de espera de transplante de coração devido ao grave estado de saúde.

Segundo a pasta, o apresentador é o 12º paciente contemplado pelo procedimento no país desde o dia 19 de agosto, quando o equipe médica que cuida do apresentador divulgou que ele precisava de um novo coração.

"A lista para transplantes é única e vale tanto para os pacientes do SUS quanto para os da rede privada. Toda a estrutura é gerenciada pelo Ministério da Saúde, que assegura que cirurgias de alta complexidade sejam realizadas para pacientes da rede pública e privada, em situação de igualdade", afirmou o Ministério da Saúde.

A declaração foi feita pouco tempo após Faustão receber o coração e passar por uma cirurgia de sucesso no hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde está internado desde o dia 5 de agosto. O apresentador foi diagnosticado com insuficiência cardíaca e, após piora na força de bombeamento do órgão, foi incluído na lista de espera de transplantes.

Na nota, o Ministério da Saúde informou que leva em conta critérios técnicos para avaliar a lista de espera. Entre eles estão tipagem sanguínea, compatibilidade de peso e altura, compatibilidade genética e gravidade. Quando os critérios técnicos são semelhantes, a ordem cronológica de cadastro funciona como critério de desempate. Pacientes em estado crítico, no entanto, são atendidos com prioridade.

 

Fonte: SBTNews

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais