Cidadeverde.com

Povoado Cerâmica Cil sofre surto de meningite: 46 casos

Imprimir

Os moradores do povoado Cerâmica Cil, zona rural de Teresina, denunciam a ocorrência de um surto de meningite na localidade. Uma menina de 5 anos morreu na semana passada vítima do tipo bacteriano da meningite.

O surto, segundo acreditam os moradores, estaria sendo provocado pelo acúmulo de sujeira dos porcos, que são criados livres, pelas ruas do povoado. De acordo com o morador Odisio Barbosa da Silva, a quantidade desses animais é muito grande. “Existem muitos criatórios. Os porcos vivem pelas ruas. As pessoas têm contatos com as fezes. Eles atraem muitos mosquitos também”, conta.

Odisio afirma ainda que os agentes de saúde do município que atuam na comunidade já contabilizam 46 casos da doença. “Eu falei com a agente de saúde e ela me disse que são 46 casos até agora. Uma menina de cinco anos morreu semana passada. Meu sogro ontem levou um senhor para Teresina com sintomas da doença”, explica.

O presidente da Associação de Moradores, Lourival Bispo, hoje é vereador no município de Nazária e, por conta disso, segundo os moradores, está um pouco afastado das atividades da associação. Ele foi procurado pela reportagem para falar se há alguma providência sendo tomada pela entidade, mas não foi encontrado.

A Cerâmica Cil possui um posto de saúde. Porém, a meningite é uma doença infectocontagiosa e os pacientes devem ser encaminhados para o Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela, em Teresina.
 

De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Firmino Filho [foto], as maiores causas do surto de meningite na localidade é o abastecimento irregular de água e o acúmulo de lixo. "A Cerâmica Cil teve um crescimento grande do número de habitantes e o abastecimento de água não acompanhou. Além disso, possui uma coleta irregular de lixo. É também uma questão cultural, de pessoas que vivem na zona rural e não têm tanta preocupação com o lixo. Um outro problema é a falta de banheiros e fossas em algumas casas", explica.

Leilane Nunes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: