Cidadeverde.com

Desafio das Opalas: Atleta faz ‘bate e volta’ pedalando antes de prova e é campeão

Imprimir

Foto: Azimute

O desafio das Opalas realizado dentro do Parque Nacional de Sete Cidades no último domingo (27) reuniu centenas de amantes do ciclismo do Piauí e foi valido pela 6ª etapa do Campeonato Piauiense de XCO. O campeão na categoria elite foi Eric de Souza, de Teresina e na elite feminina Camila Medeiros, da cidade de Piripiri. Entre os veteranos alguns destaques, mas um dos principais foi Ernani de Castro, campeão na categoria C1.

“Nesse formato XCO eu sou bicampeão consecutivo e essa prova desse ano estava muito melhor do que do ano passado, pois melhorou o circuito e eles colocaram mais obstáculos, single track e mais areia”, elogiou Ernani de Castro. 

Em meio a jovens promessas, um dos veteranos quando o assunto é ciclismo no estado subiu ao lugar mais alto do pódio em prova que para ele começou dois dias antes, pois além do circuito dentro do Parque de Sete Cidades – quatro voltas de 6km. O ciclista Ernani de Castro foi e voltou o percurso Teresina – Piripiri e Piripiri – Teresina pedalando. Ao total, 404km percorridos em três dias, já que ele saiu da capital na sexta-feira (27). 

Ernani de Castro - ciclista

“Eu sempre faço isso. É normal. Eu estou me preparando há três meses para o Campeonato Brasileiro, que vai ser no dia 10 de setembro no Pará. Faço essas pedaladas longas de 250 a 300km na media em um dia só e tudo isso porque fui sexto melhor do Brasil na minha categoria (C1) ano passado e eu botei na minha cabeça que esse ano eu iria para o pódio e então eu preciso de uma bagagem mais alta”, explicou Ernani.  

O desafio das Opalas acontece desde 2017. A prova é curta, mas envolve um percurso marcado por muita exigência técnica, subidas e descidas, muitas pedras, veredas e sol que não dá trégua. Ernani conhece muito bem a prova, pois coleciona títulos na etapa em que é campeão desde 2019 – cinco títulos. 

Aos 52 anos, Ernani de Castro pratica o ciclismo desde 12 anos de idade. Os quarenta anos pedalando, trouxe décadas também de dedicação a parte competitiva da modalidade lhe rendeu e rende muitos títulos e participações em campeonatos nacionais e internacionais. 

O Campeonato Brasileiro de ciclismo acontece no mês de setembro em Canaã dos Carajás, no Pará. 

 


Pâmella Maranhão
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais