Cidadeverde.com

“Deixarei a decisão a cargo das instâncias do PT”, afirma Franzé Silva sobre pré-candidatura

Imprimir

Foto: Renato Andrade


O presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva (PT), informou agora há pouco ao portal Cidadeverde.com, que vai deixar a decisão sobre pré-candidatura à Prefeitura de Teresina para o PT.

“Deixarei a decisão a cargo das instâncias do PT”, disse Franzé, após participar de reunião com integrantes do diretório municipal do partido. 

“Espero que os membros do diretório possam escolher o melhor estrategicamente  para o partido. Vou anunciar a decisão do meu partido. A minha decisão é a decisão do meu partido. O PT é um partido de instâncias. Aqui, alguém lembrava o caso do Ceará, onde a candidata Luciana Lins teve a sua candidatura barrada e depois foi revertida. Então, o PT tem esses exemplos. Então, queremos deixar que as instâncias resolvam. Temos a instância municipal, estadual e a federal. Vamos esperar”, afirmou. 

Ao longo da pré-campanha que fez, Franzé Silva reuniu o apoio de seis partidos, sendo o mais recente o PSB, 21 sindicatos, três centrais sindicais e duas federações. Os apoiadores, segundo apurou o Cidadeverde.com, garantiram que seguirão com ele, mas liberou para que ele tomarem a direção que julgarem melhor. 

“Eles preferem aguardar o momento oportuno para dialogar com o deputado Fábio Novo. Eu disse que, se os pré-candidatos quisessem, eu iria chamá-lo para fazer um primeiro diálogo. Mas, eles preferiram não fazer esse diálogo agora. Querem amadurecer a conjuntura. Havendo essa decisão do PT o deputado Fábio Novo terá que ter a habilidade do diálogo para buscar esses partidos para fortalecer a sua pré-candidatura”, disse. 
 

Fotos arquivo Cidadeverde.com

Atualizada às 10h

As últimas 24 horas foram de intensas reuniões no Partido dos Trabalhadores. Com três pesquisas em mãos – dos institutos Quest, Amostragem e Datamax – os grupos de apoio aos pré-candidatos Fábio Novo e Franzé Silva definem de hoje para amanhã uma posição. Desde a manhã de hoje, se comenta anúncio oficial de Franzé Silva, presidente da Assembleia Legislativa, sobre possível desistência de pré-candidatura. Integrantes do grupo de Franzé não confirmam a informação. 

Divididos, grupos do PT convocam duas reuniões, separadamente, para hoje. Às 14h, haverá reunião com o Diretório Municipal convocada pelo presidente Cicero Magalhães na sede do PT.

Logo mais às 18h, outra reunião da Executiva Municipal acontecerá na Câmara Municipal. As reuniões são convocadas por grupos diferentes. 

Segundo apurou o Cidadeverde.com, as três pesquisas apontam vantagens para o deputado estadual Fábio Novo com registros que variam de 15% a 20% das intenções de votos para prefeitura de Teresina. Franzé Silva é apontado com 4% nas intenções de votos. O presidente da Assembleia tem questionado as pesquisas, afirmando que os levantamentos eleitorais estão contaminados.

Reunião às 14h

A reunião na sede do PT, Cicero quer oficializar a decisão de adiar a data sobre definição da pré-candidatura. Participam do encontro integrantes do Diretório e dos movimentos populares. A executiva municipal alterou a forma de votação, o que causou mais divergência entre as alas petistas.

Reunião às 18h

Para a reunião na Câmara Municipal estão sendo chamados os dois candidatos, Fábio Novo e Franzé Silva, além dos integrantes do Diretório Municipal. Se o Cicero Magalhães não comparecer a reunião, o que é mais provável, será chamado o vice-presidente do Diretório do PT, Ataelson Carvalho para presidir a reunião. 

O Diretório tem 46 integrantes. Havia um acordo entre os dois pré-candidatos de que os critérios seriam de levar em conta o peso de 70% nas pesquisas eleitorais e 30% o Diretório Municipal. 

 

 

Flash Yala Sena e Paula Sampaio
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais